domingo, 15 de abril de 2018

Chuvas intensas no interior aumentam volume de água em açudes no RN

Da redação
Com informações da Tribuna do Norte

Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, está atualmente com 1.429.091 m³ de água, o que equivale a 2,87% da capacidade total que é de 49.702.394 m³. De acordo com a Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) que administra o reservatório, em 2018, ele já tomou cerca de 5m e 1cm de água na sua bacia. 

Na Barragem Passagem das Traíras está com 2,87% da sua capacidade
Na Barragem Passagem das Traíras está com 2,87% da sua capacidade 

Choveu 60 milímetros na Zona Urbana de Cerro Corá e o açude Eloy de Souza construído nos anos 30 pelo DNOCS já está próximo de sangrar. Já na Zona Rural choveu 85 mm, no sítio Arisco, na saída para a cidade vizinha de São Tomé. O açude Pinga, no leito do rio do mesmo nome e que é afluente do rio Potengi, já tomou cinco metros de água, voltando a reabastecer a zona urbana de Cerro Corá, que tem cerca de 5 mil dos 11.400 habitantes do município. A cidade estava dependendo da água que vem da Serra de Santana a partir da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu.

Açude Eloy de Sousa, na zona urbana de Cerro Corá
Açude Eloy de Sousa, na zona urbana de Cerro Corá 

A água do Eloy de Souza é salobra, não serve para o abastecimento humano, mas é usada para dar de beber aos animais e utilizada por lava jatos e serventia doméstica. No sábado, o açude Boqueirão em Parelhas já acumulava 32.119.980,00 metros cúbicos de água, o equivalente a 37,88% de sua capacidade. As chuvas continuam caindo na região e o volume deve aumentar até o fim deste domingo.

Confira o vídeo da Barragem Passagem das Traíras

Nenhum comentário:

Postar um comentário