terça-feira, 10 de abril de 2018

Imagens aéreas mostram sangria de barragem no Seridó potiguar

Barragem fica localizada na zona rural do município de Jardim do Seridó.

Da redação com G1 RN
Por Lucas Cortez, G1 RN

Imagens aéreas feitas nesta segunda-feira (9) mostram a sangria da Barragem Pedra Lavrada, em Jardim do Seridó, município a 220 quilômetros de Natal. O cenário dos registros da queda d'água é composto pelo Rio Seridó e pela Ponte de Zé de Bastos, construída em 1922. Além disso, faz parte da paisagem o verde que reapareceu na caatinga com as chuvas dos últimos dias, motivo de alegria para o agricultor.

As imagens foram feitas pelo produtor Danúbio Silva, que informou que o manancial fica localizado na comunidade rural Catururé e abastece a Barragem das Traíras, que fornece água para os municípios de Jardim do Seridó e São José do Seridó.

"Agora é gente direto vindo visitar e tomar banho aqui na barragem", relata a moradora de Catururé Joedna Araújo. Ela disse que a sangria começou no último sábado (7), exatamente às 11h40, e que a parede do manancial tem aproximadamente nove metros de altura.

Maiores reservatórios do RN continuam com pouca água

Mesmo com as fortes chuvas que caíram em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Norte durante o último final de semama, o nível de água nas maiores barragens do estado ainda preocupa. Dividindo o volume existente em quatro delas, a média não chega a 12%. O RN enfrenta uma seca histórica, com quase seis anos de estiagem severa.

Veja AQUI fotos atualizadas de como está o nível de água nas barragens Armando Ribeiro Gonçalves (em Itajá), Santa Cruz (Apodi), Umari (Upanema) e Gargalheiras (Acari). As imagens são de Bruno Andrade, Cassinho Morais, Renato Medeiros e Canindé Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário