segunda-feira, 24 de março de 2014

UFC Natal: Henderson vence, quebrando nariz de Shogun


MMA
Na revanche, brasileiro vencia com folga - mas, no 3º round, levou um explosivo direto de direita do americano, que interrompeu uma sequência de três derrotas


Foto 1 / 52
AMPLIAR FOTOS
Mauricio Shogun perde para Dan-Henderson no ginasio Nélio Dias em Natal (RN) pelo UFC 2014
Mauricio Shogun perde para Dan-Henderson no ginasio Nélio Dias em Natal (RN) pelo UFC 2014 - Ivan Pacheco
No segundo combate principal, Mutante esperava despachar o americano CB Dollaway, mas o campeão do primeiro TUF Brasil acabou sendo nocauteado em apenas 39 segundos
























Maurício Shogun ficou muito perto de vingar a derrota sofrida para Dan Henderson, mas acabou sendo nocauteado na revanche, realizada no UFC Fight Night de Natal, na noite deste domingo. Shogun foi melhor durante toda a luta, mas acabou sendo surpreendido por um soco poderoso do oponente. Se no primeiro encontro entre os dois, em novembro de 2011, no UFC 139, o americano dominou o início da luta, neste domingo a vantagem foi de Shogun – que, depois de um começo bastante estudado, levou a melhor no primeiro round e quase nocauteou Henderson, salvo pelo gongo. O americano de 43 anos, mais de uma década a mais que o brasileiro, de 32, sentiu o forte calor no Ginásio Nélio Dias: aparentando estar muito desgastado, voltou a ser superado por Shogun no segundo assalto. Tudo mudou no terceiro round, quando Henderson, famoso pela potência de seus socos, acertou o brasileiro com um direto de direita poderoso. O golpe acertou o brasileiro em cheio no rosto – e, depois ficou claro, quebrou o nariz de Shogun.

Henderson ainda encaixou mais uma saraivada de golpes no brasileiro, que já não esboçava mais nenhuma reação, levando o juiz Herb Dean a interromper o combate. O veterano americano, que vinha de três derrotas consecutivas, se recupera e, apesar da idade avançada, já planeja novos duelos – ao deixar o octógono, ele avisou que não pensa em parar de lutar por enquanto. Foi o 14º nocaute de sua carreira. Shogun, que vinha de vitória contra James Te Huna, no fim do ano passado, deverá cair no ranking oficial do torneio, adiando ainda mais seu sonho de recuperar o cinturão dos meio-pesados, que já foi dele entre 2010 e 2011 (foi o último campeão antes de Jon Jones, atual detentor do título). Agora, o UFC volta ao Brasil só no fim de maio, com o duelo entre os rivais Wanderlei Silva e Chael Sonnen, técnicos da nova edição do reality show The Ultimate Fighter, atualmente em exibição pela TV Globo. Os organizadores ainda não anunciaram onde acontecerá o evento, marcado para o dia 31, a menos de duas semanas do início da Copa do Mundo no país.

Antes do duelo principal, cinco brasileiros encararam atletas estrangeiros no card principal. O primeiro foi Rony Jason, que levantou a torcida ao nocautear o americano Steven Siler em pouco mais de um minuto. Siler reclamou da interrupção da luta – apesar de ter balançado com os golpes de Jason, ele achava que tinha condições de ter continuado. Em seguida, Michel Trator encarou o russo Mairbek Taisumov e conseguiu vencer por pontos, em decisão unânime dos jurados. Fábio Maldonado voltou a fazer um combate emocionante, como já virou sua marca. Depois de perder o primeiro round para o americano Gian Villante, ele se recuperou nos outros dois assaltos e terminou a luta castigando duramente o oponente, que foi salvo pelo gongo – dificilmente conseguiria fugir do nocaute por muito mais tempo. Maldonado ganhou por decisão unânime. Léo Santos, vencedor da segunda temporada do The Ultimate Fighter, pegou Norman Parke, da Irlanda do Norte, que venceu o TUF Austrália x Grã-Bretanha. Depois de três rounds de duelo muito amarrado (e sob vaias da torcida potiguar), os jurados consideraram a luta empatada.

No segundo combate principal, o brasileiro Cezar Mutante esperava despachar o americano CB Dollaway para ganhar embalo dentro da categoria peso-médio. Os planos de Mutante, porém, duraram só 39 segundos. O campeão do primeiro TUF brasileiro foi pego num contra-ataque de Dollaway e acabou sendo nocauteado rapidamente. No card preliminar, os lutadores brasileiros somaram duas vitórias e duas derrotas contra os estrangeiros. Godofredo Pepey abriu a noite nocauteando Noad Lahat. Francimar "Bodão" Barroso e Thiago "Bodão" Perpétuo tiveram mais uma coisa em comum além do apelido: ambos foram derrotados, por Hans Stringer e Kenny Robertson, respectivamente. Em seguida, Jussier Formiga finalizou Scott Jorgensen, antes de uma luta entre brasileiros para fechar a primeira parte do evento: Thiago Marreta nocauteou Ronny Markes, que teve um fim de semana desastroso. Nascido em Natal, o atleta não bateu o peso (o que costuma irritar profundamente os dirigentes do UFC), perdeu parte da bolsa que receberá pela luta e ainda foi atropelado em menos de um minuto por Marreta. O próximo evento do UFC acontece em 11 de abril, em Abu Dhabi, com a volta de Rodrigo Minotauro ao octógono, encarando o gordinho americano Roy Nelson.

veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário