sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Sobe para 20 o número de cidades em colapso de abastecimento no RN

Seis cidades entraram em colapso nesta quinta-feira (15).
Municípios em colapso não têm abastecimento regular de água.

Da Redação com G1 RN

Vinte cidades potiguares estão em colapso no abastecimento d'água. É o que aponta o mais recente boletim de abastecimento divulgado nesta quinta-feira (15) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Segundo a companhia, o número de cidades sem nenhum tipo de fornecimento regular de água aumentou em consequência da estiagem prolongada, a mais severa da história do estado.

Os municípios que entraram em colapso nesta quinta foram: Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, todos atendidos pela Adutora Arnóbio Abreu, na região Oeste. Já estavam sem abastecimento: Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, ParanáPilões, Rafael Fernandes, São MiguelSerrinha dos Pintos e Tenente Ananias.

Apesar da estiagem e do baixo nível de água nos reservatórios do estado, a Caern estima que em 60 dias o caso das cidades incluídas na lista nesta quinta seja solucionada. O prazo seria o tempo necessário para que a companhia realoque o ponto de captação de água no Rio Piranhas/Açu, no município de Jucurutu, para retomar o abastecimento.

Além das cidades em colapso, outras 73 estão com o fornecimento de água sendo garantido por meio de rodízio. Ao todo, 153 municípios potiguares estão em situação de emergência por causa da falta d'água.

Seca Verde
Em julho, o G1 publicou várias reportagens sobre os eventos da seca no estado. Intitulada 'Seca verde marca quinto ano seguido de estiagem severa no RN', a série mostrou a dura realidade do sertanejo, que faz da busca por água uma árdua rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário