quarta-feira, 19 de abril de 2017

“Tentativas de atrapalhar o RN chegam a ser insanas”, diz presidente da Potigás

Problema é querer 'impor' uma situação inexistente, como se a empresa contactada pelo CE fosse a mesma que o RN assinou o protocolo”, disse Beto

Da redação com AGORA RN



















No início desta semana, surgiu a informação de que o Rio Grande do Norte poderia perder o investimento chinês em fábrica de painéis solares para o Ceará após o Estado vizinho ter anunciado que, no início do segundo semestre, entraria em operação a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos daquela região.

A situação foi colocada em contraponto com o RN justamente pelo fato de uma comitiva potiguar ter passado uma semana na China no início deste ano para assinatura de um protocolo de intenções com a empresa Chint, e no anúncio feito no Ceará, foi informado que o empreendimento de lá é fruto de uma parceria com industrias chinesas.

De imediato, logo após o início da polêmica, o Governo do RN emitiu nota explicando o ocorrido, afirmando que “a empresa que se instalará no Ceará, segundo as informações amplamente divulgadas, é a cearense Sunlight Energy Brasil, que tem uma participação de 20% da empresa chinesa Hareon Solar”.

Desta maneira, o investimento no Estado vizinho em nada tem a ver com a Chint. Para o presidente da Potigás, Beto Santos, que fez parte da comitiva potiguar na assinatura do protocolo em solo chinês, a polêmica criada nesta segunda-feira surgiu apenas para atrapalhar os trabalhos do RN, que tem se ‘desdobrado arduamente’ para garantir os investimentos no Estado.

“Diante da especulação acerca da parceria do CE com uma suposta fábrica chinesa de placas fotovoltaicas, fica a dúvida: qual o problema? Qual o problema deles terem ido à China para tentar uma parceria com uma empresa de placas ou seja lá do que for? O problema é querer “impor” uma situação inexistente, como se a empresa contactada pelo CE fosse a mesma que o RN assinou o protocolo”, disse Beto, no Twitter.

“O RN não foi a China para “buscar” parceria. Nosso Estado foi a China para fechar uma parceria com a Chint. As tratativas com ela já estavam avançadas no Brasil, e na China aconteceu o final planejado: a assinatura do protocolo de intenções. Há muito o que melhorar no nosso Estado, isso é fato, mas as tentativas de atrapalhar chegam a ser insanas. O crescimento do Estado deveria ser um objetivo comum de todos. Afinal, os problemas e deficiências do nosso Estado afetam a qualquer um”, concluiu o mandatário da Potigás.

Na nota oficial encaminhada à imprensa, o Governo do RN reafirmou o compromisso da Chint com o Estado, dizendo que contatos com a empresa seguem sendo realizados para que seja instalada, o mais breve o possível, uma fábrica de energia fotovoltaica no Rio Grande do Norte, assim como também será realizado no Ceará no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário