segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Justiça determina que 70% dos grevistas da Saúde do RN retornem ao trabalho

Da redação
Com informações da Tribuna do Norte

A Justiça determinou que ao menos 70% dos servidores da saúde, que estão em greve desde a última segunda-feira (13), retornem a seus postos de trabalho, sob pena de multa diária de R$ 25 mil ao Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde) em caso de descumprimento. A decisão foi tomada pelo desembargador Amaury Moura Sobrinho Neto, que era o desembargador de plantão neste sábado (18).
No primeiro dia de greve na Saúde, seguranças usam spray de pimenta para impedir entrada de manifestantes na lateral da Governadoria
Profissionais da Saúde já realizaram manifestação na Governadoria cobrando pagamento de salários atrasados

Na decisão, o desembargador afirma que "Ante o exposto, defiro, em parte, a tutela provisória de urgência, para determinar que o Sindicato garanta um contingente de pelo menos 70% (setenta por cento) dos servidores públicos estaduais da área da saúde em todas as regionais, unidades de atendimento de saúde e para todas as especialidades, garantindo assim a continuidade da prestação desse serviço público essencial". 

O autor do processo foi o Governo do Estado, através do procurador Francisco Wilkie Rebouças. No requerimento, que estava na Ação Cível Originária (0008859-80.2017.8.20.0000), consta que o Estado "Requer a cocessão da tutela provisória de urgência , reconhecendo e declarando a ilegalidade da greve anunciada pelo sindicato réu, determinando que o mesmo se abstenha de deflagrar o movimento paredista".

Os servidores da saúde decretaram greve desde a última segunda-feira (13), seguindo exemplo de outras categorias do Estado, como os professores da UERN, que desde o dia 10 estão de greve em virtude dos atrasos constantes na folha de pagamento. A greve dos servidores estava seguindo as normas propostas pela legislação, que diz que 30% do funcionalismo deve atuar nos serviços essenciais de urgência e emergência. 

Até a semana passada, nenhum serviço da saúde estava completamente parado, e apenas no Centro de Reabilitação Infantil (CRI) não estava oferecendo tratamento médico por ser exclusivamente ambulatório, apesar de possuir servidores nos setores administrativos e de recursos humanos atuando no local. 

A assessoria do Sindsaúde informou que o Sindicato ainda não foi oficialmente notificado da decisão. Eles afirmam que tão logo seja feita a notificação, a assessoria jurídica deverá elaborar um parecer e recorrer à decisão, que também só passará a ser cumprida pelos servidores depois disso. O Sindicato deverá realizar também uma assembleia com os servidores para discutir os rumos da greve após essa decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário