domingo, 8 de abril de 2018

Dia de Campo sobre Palma Forrageira reúne dezenas de produtores em Apodi

Da redação
Com informações ASSECOM/EMPARN

Uma manhã inteira de aprendizado para os quase 200 participantes do Dia de Campo sobre Palma Forrageira, na última quarta-feira (04), na Estação Experimental da EMPARN, em Apodi. O evento voltado para produtores, técnicos, extensionistas da Emater/RN e estudantes teve a abertura no auditório do IFRN/ Apodi, com as boas-vindas do presidente da EMPARN, Alexandre Wanderley a todos os participantes, que ouviram do presidente porque era importante a participação deles no Dia de Campo, como poderiam aproveitar, no dia a dia de cada um, os conhecimentos adquiridos e a importância da pesquisa da EMPARN sobre palma forrageira em busca de novos conhecimentos sobre as variedades de palmas mais adequadas para a realidade nordestina.

Em seguida, o pesquisado da Embrapa/EMPARN, Guilherme Ferreira, iniciou a palestra sobre o “Cultivo, Manejo e Controle de Pragas da Palma Forrageira no Alto Oeste Potiguar”. A região foi escolhida por ainda ter um extenso território de plantio de Palma Gigante, variedade que não é tolerante à praga Cochonilha do Carmim, que é extremamente agressiva, e que destrói rapidamente plantações de palmas, por isso a importância da substituição por variedades que são tolerantes à essa praga, como a Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta Haw) e a palma Miúda ou Doce (Nopalea cochenellifera Salm Dick). A palma forrageira é um dos mais importantes suportes forrageiros para a pecuária do Semiárido, sendo capaz de produzir forragem de elevado valor nutritivo, mesmo em condições de sequeiro, além de grande parte de suas raquetes serem compostas por água, um benefício para o animal que ao consumir também ingere bastante água.

Prática no Campo

O objetivo do Dia de Campo, é treinar extensionistas, estudantes, técnicos e produtores sobre o manejo correto da palma forrageira, já que disso depende o sucesso da plantação. Depois do IFRN, os participantes seguiram para a Estação Experimental da EMPARN, onde foram montadas duas estações para que todos vissem na prática o que foi dito durante a palestra no auditório Da instituição. Na primeira estação, a mestranda da pós graduação em Zootecnia da UFRN e bolsista do projeto Palma Forrageira MDA/ EMPARN, Sueni Medeiros, mostrou resultados das pesquisas realizadas sobre as pragas mais comuns que atingem as Palmas Forrageiras. Foram feitas demonstrações com palmas infectadas, ela também orientou os participantes sobre o tratamento que está sendo desenvolvido no laboratório de Entomologia da EMPARN, fruto das pesquisas realizadas com a palma, e o que os produtores devem fazer ao identificar a ocorrência de pragas nas plantações de palmas.

Na segunda estação, os produtores receberam informações do pesquisador da Embrapa/EMPARN, Guilherme Ferreira, que demonstrou como deve ser o armazenamento da palma antes do plantio, o espaçamento entre as raquetes, a profundidade das valas, a posição das raquetes e o manejo correto após o plantio. Nos campos de palmas, o pesquisador mostrou os experimentos de palma de sequeiro e também de palma irrigada, a quantidade de água necessária e a vantagem no desenvolvimento das raquetes. Os participantes conheceram os campos experimentais, do projeto sobre palmas que está sendo desenvolvido pela EMPARN, fruto de um convênio com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Ao todo são cerca de 16 hectares de plantio de palmas, nas Estações Experimentais de Apodi e Terras Secas, em Pedro Avelino.

Governo Cidadão

Desde janeiro o Governo do Estado, por meio da SAPE, vem distribuindo raquetes de palmas para o pequeno produtor rural potiguar, para amenizar os efeitos da seca no Estado. Ao todo serão distribuídas 2,7 milhões de raquetes de palmas forrageiras, dos tipos Orelha de Elefante Mexicana e Miúda, variedades tolerantes à Cochonilha do Carmim. Inicialmente estão sendo entregues 1,4 milhão de mudas, que beneficiarão cerca de 1.700 produtores rurais do Rio Grande do Norte. A ação faz parte do programa Governo Cidadão, viabilizada por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que disponibilizou R$ 724.000,00 para aquisição das palmas.

Além das palmas distribuídas pelo Governo Cidadão, a EMPARN também tem campos de palmas, nas Estações Experimentais de Apodi e Pedro Avelino (Terras Secas), para distribuição, para produtores que não tenham sido contemplados com as palmas do Governo Cidadão. Essas palmas das Estações Experimentais da EMPARN, cerca de 16 hectares de plantio, fazem parte de um convênio que ainda está em andamento com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário