domingo, 25 de julho de 2021

Ações do governo fortalecem agricultura familiar no Alto Oeste do RN.

Da redação
Fonte: De Fato


Na última agenda desta sexta-feira (23) em São Miguel, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra assinou termo de cessão do centro de treinamento da Emater para Associação dos Produtores da Serra do Camará, lançou o programa Minha Terra Legal e uma linha de crédito da Agência de Fomento para agricultores familiares e ainda anunciou investimentos no programa de aquisição de alimentos pelos órgãos do governo estadual.

"Lançamos hoje em Pau dos Ferros, e estamos fazendo agora em São Miguel, o programa de regularização fundiária, que é uma ação voltada para o pequeno produtor rural. Querendo chegar junto para dizer que vocês, com este programa, terão a escritura de sua terra. Isso significa dar mais condições para que o pequeno tenha acesso às políticas públicas, ao crédito", disse Fátima. Já o Credmais, programa de microcrédito para fortalecimento da Agricultura Familiar, destinará, inicialmente, R$ 300 mil para São Miguel, adiantou a governadora.

Cessão do centro de treinamento da Emater

O prédio cedido para a Associação dos Produtores Agropecuários da Serra do Camará, de São Miguel conta com salas para treinamentos, auditório com capacidade para 154 pessoas, refeitório com 48 lugares e alojamentos masculino e feminino. O equipamento será utilizado para treinamentos de extensionistas rurais, agricultores familiares, oferecer cursos e oficinas, além de sediar conferências, reuniões e palestras. Possui também uma vasta área verde externa. "Nós tratamos para que naquele espaço seja instalada uma unidade de recepção e resfriamento de leite, permitindo que os agricultores possam ter a garantia da venda da produção", disse o diretor presidente da Emater, César Oliveira.

César Oliveira ainda destacou a importância da criação de uma linha de crédito para a Agricultura Familiar e do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Compra Direta). Executado pela Emater-RN, o programa já distribuiu mais de 150 mil kits de alimentos da agricultura familiar, minimizando a fome de 54 mil famílias em 110 municípios. "Esse programa tem um grande alcance social porque beneficia o produtor rural ao mesmo tempo em que melhora a alimentação das pessoas em situação de vulnerabilidade social."

"É com muito orgulho que destacamos o apoio que o Estado vem dando, através da governadora Fátima, a Agricultura Familiar de São Miguel", agradeceu o secretário municipal de Agricultura, Ladijânio Pessoa. "Nós, agricultores, somos a mola que move este País."

Durante a solenidade, realizada no ginásio de esportes de São Miguel, o senador Jean-Paul Prates anunciou a destinação de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, para compra de equipamentos agrícolas destinados aos agricultores familiares do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário