quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Orçamento 2023: Bolsonaro sanciona lei com vetos; PIB tem projeção de 2,5%

Da redação
Por Caíque Alencar
Do UOL, em São Paulo


O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, com vetos, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. A sanção foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

A LDO é uma peça elaborada pelo Congresso Nacional que tem como objetivo apontar quais metas e prioridades serão executadas pela União no ano seguinte.

Além disso, o texto traça um plano de trabalho e como ele deve se desdobrar, elencando ainda o montante de recursos que o governo pretende economizar e as regras, vedações e limites para as despesas dos poderes.

De acordo com a publicação feita no Diário Oficial, Bolsonaro vetou ao menos 36 trechos da LDO. O texto havia sido aprovado pelo Congresso em 12 de julho. Na Câmara, a peça teve 324 votos favoráveis e 10 contrários. Já no Senado, foram 46 votos a favor e 23 contra.

PIB estimado em 2,5% em 2023

Ainda segundo o texto sancionado pelo chefe do Executivo federal, a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) do ano que vem ficou fixado em uma alta de 2,5% — o mesmo percentual é previsto para 2024 e 2025.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), por sua vez, ficou previsto em 3,3% no acumulado do ano que vem. Segundo dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação oficial no país acumula alta de 4,77% em 2022; nos últimos 12 meses, a alta é de 10,07%.

Os números continuam acima da meta do Banco Central para a inflação neste ano, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos —ou seja, variando entre 2% e 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário