quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil: desfile atrai público à Praça Cívica em Natal

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (7) na Zona Leste da capital potiguar.

Da redação
Por g1 RN


Adultos, crianças e idosos. O tradicional desfile cívico-militar comandando pelas Forças Armadas em comemoração à Independência do Brasil atraiu públicos de diferentes idades à Praça Cívica de Natal, na manhã desta quarta-feira (7).

O evento que marcou as comemorações dos 200 anos da Independência começou pouco após as 8h30. Porém, às 6h30 já havia famílias no entorno da praça, buscando garantir um bom local para assistir às apresentações.

Segundo a Marinha do Brasil, responsável pela organização do evento em 2022, participaram do desfile 2.640 militares, 1.583 alunos do grupamento escolar e 797 componentes do grupamento cívico, além de 160 viaturas. Ao todo, 150 militares foram usados na organização do evento.

Pela primeira vez, o ato foi comandado por uma mulher. O papel de comandante-geral do desfile foi da Capitão de Mar e Guerra, médica, Rita de Cássia Machado Passos, da Marinha do Brasil.

Por ser a militar de maior patente, dentre oficiais e praças que participaram do desfile, coube a ela o ato solene de aproximar-se do Palanque Principal e solicitar ao vice-governador do estado, Antenor Roberto, que presidia a cerimônia, a autorização para iniciar o desfile, e, ao final, para encerrá-lo. O ato foi encerrado por volta das 11h30.

Parada naval

Além do desfile, as comemorações devem seguir na tarde desta quarta (7) com uma parada naval, realizada pela Marinha.

Segundo a força armada, o evento começará às 15 horas, no litoral da cidade. A parada é uma espécie de "desfile" de navios, que vai começar na Praia do Meio com destino à praia de Ponta Negra.

À noite, os navios ficarão ancorados perto da Praia de Ponta Negra, exibindo luzes verde e amarela.

Veja fotos do desfile

Nenhum comentário:

Postar um comentário