terça-feira, 12 de junho de 2018

Muros recebem o elenco canarinho das mãos de artista potiguar

Da redação com Tribuna do Norte
Por Yuno SilvaRepórter

Os atletas da seleção brasileira de Futebol estão na Rússia e nas ruas de Macaíba, município da região Metropolitana de Natal. Faltando dois dias para início da Copa do Mundo 2018 e a seis dias da estreia do Brasil contra a Suiça, a rua Amélia Mesquita voltou a ser o endereço mais famoso de Macaíba. Torcedor do Flamengo e do América, o artista plástico Wellington Potiguar repetiu a decoração que fez na Copa América em 2016: um mural com os atletas da seleção canarinho.

Os 11 titulares convocados por Tite decoram muros da rua Amélia Mesquita, em Macaíba. O mural, segundo o artista Potiguar, pode ser alterado durante os jogos, caso a escalação da seleção mude
Os 11 titulares convocados por Tite decoram muros da rua Amélia Mesquita, em Macaíba. O mural, segundo o artista Potiguar, pode ser alterado durante os jogos, caso a escalação da seleção mude 

“Os 23 convocados já estão prontos, só está faltando pintar o técnico Tite – o espaço dele já está guardado. Também tenho uma vaga para o Daniel Alves, que acabou cortado. Todo mundo aqui da rua está pedindo, ele merecia estar lá”, acredita o artista de 42 anos, que começou a brincar com cores aos 10 incentivado pelo pai Baltazar, pescador e artesão.

Wellington é artista profissional, ganha a vida pintando fachadas, grafitando painéis, e produzindo quadros com retratos de pessoas sob encomenda – além de produzir no Rio Grande do Norte, também pintou painéis na Bahia, em São Paulo, Brasília e no Paraná. “Os retratos são minha especialidade”, garantiu. 

Endereço voltou a ser o mais famoso de Macaíba e atrai desde pequenos curiosos a pessoas interessadas em fazer fotos do grande painel
Endereço voltou a ser o mais famoso de Macaíba e atrai desde pequenos curiosos a pessoas interessadas em fazer fotos do grande painel 

A iniciativa começou em 2014. À época, para reforçar o clima de Copa do Mundo e dar uma animada na torcida, o artista plástico e ex-futuro jogador de futebol Wellington Potiguar resolveu pintar a bandeira do Brasil na frente de sua casa. Empolgados com o desenho, os vizinhos perguntaram se ele poderia pintar também os jogadores da seleção brasileira. Dito e feito: a rua Amélia Mesquita ganhou caricaturas dos 11 atletas escalados e foi destaque nacional. A fama do endereço só não foi maior por causa da vergonhosa derrota de 7 a 1 para a Alemanha na semifinal do campeonato.

Mas se em 2014 ele optou por desenhos mais cartunescos, dessa vez o rosto dos jogadores estão mais realistas. Potiguar utiliza a técnica da aerografia para dar forma aos convocados de Tite.

O mural, segundo o artista, pode ser alterado durante os jogos caso a escalação da seleção mude. “Conforme for, (o jogador) Philipe Coutinho pode vir para o muro dos titulares e Fernandinho (provável jogador a ceder a vaga) vai para o lado dos reservas. Thiago Silva também está cotado, então também pode trocar de lugar”, adiantou o artista, que arrecadou tintas na vizinhança. 

Potiguar utiliza a técnica da aerografia para dar forma às figuras
Potiguar utiliza a técnica da aerografia para dar forma às figuras 

“O pessoal também ajuda na pintura. E quem passa por aqui, vê e gosta, acaba trazendo uma lata de tinta ou ajuda na 'vaquinha'. Sei que durante a Copa o trabalho vai continuar”, assegurou Wellington, que ainda conta com a ajuda dos filhos Hyago, de 14 anos, e Ycaro de 7, mais apoio moral do cachorro Buckley. A esposa Maria Etiene, que cuida do pequeno Ytalo de 4 meses, fica no suporte. O artista contou que mora há 32 anos “na rua mais famosa” de Macaíba. Orgulhoso, disse que seu mural “virou ponto turístico” e atrai pessoas de todo lugar interessadas em fazer fotos do grande painel.

Futebol na calçada
É fácil identificar “a rua mais famosa e animada de Macaíba”, disse uma vizinha de Wellington Potiguar que acompanhava os últimos retoques na enorme bandeira pintada no calçamento. De cada lado, muros com os rostos do jogadores: titulares coloridos de um lado, reservas em preto e branco do outro – Potiguar precisou de quatro dias para pintar o rosto dos jogadores, com auxílio das fotografias utilizadas no álbum de figurinhas da Copa ou imagens pesquisadas na internet.

Uma das calçadas, ainda em branco, será preenchida com as 32 bandeiras das seleções que participam do campeonato mundial de futebol que começa nessa próxima quinta-feira (14). Os jogos serão acompanhados pela vizinhança na calçada, com direito a bandeirinhas, batucada, cerveja e churrasquinho. “Vem gente de todo lugar acompanhar os jogos aqui. 

Moradores da rua acreditam na conquista do hexacampeonato
Moradores da rua acreditam na conquista do hexacampeonato 

O artista plástico, que sonhava ser jogador de futebol e ainda dá suas corridinhas atrás da bola com os amigos, sabe que “nem sempre o time mais forte ganha. Vamos ver o que vai acontecer: em 2002 ninguém dizia que o Brasil ia chegar a final e ganhar da Alemanha. Aqui só posso garantir que vamos torcer”.

Durante a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, uma turma de crianças na faixa dos 4 anos, da Educação Infantil da Escola Municipal Augusto Severo, esteve no local para uma “aula de campo” com as professoras Rosa Maria de Melo e Elaine Helke. Elas explicaram que aquela era a primeira turma, que outras também fariam o passeio – incluindo alunos do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º Ano). “Estamos trabalhando o tema em sala de aula, nossa festa junina foi toda em cima da Copa do Mundo. Quando essa turma voltar para a escola, vamos desenhar e conversar sobre o que foi visto”.

Os moradores-torcedores da rua Amélia Mesquita espera que a Prefeitura de Macaíba faça mais que limpar a rua: “Precisamos de mais iluminação, de tendas caso chova, banheiros químicos, e do fechamento da rua. Por enquanto fechamos de forma improvisada, e todos aqui na vizinhança estão apoiando”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário