segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Ocorrências: RN teve 33 prisões por crimes eleitorais

Da redação
Com informações da Tribuna do Norte

O primeiro turno das eleições de 2018 foi considerado tranquilo no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesed). Até às 17h, horário do fechamento das urnas, a Sesed divulgou que foram efetuadas 33 prisões. Em 2016, ano das últimas eleições, 41 pessoas foram presas. “Tivemos um pleito calmo em relação ao número de ocorrências em todo estado”, declarou a secretária Sheila Freitas. “Também não houve registro de problema na escola ou nas urnas”, acrescentou.
Maior número de ocorrências registradas pela polícia foram compra de votos, transporte irregular e apreensão de material
Maior número de ocorrências registradas pela polícia foram compra de votos, transporte irregular e apreensão de material

saiba mais

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou 33 prisões, durante o pleito, envolvendo crimes eleitorais em todo estado: 20 por boca de urna; 4 transporte irregular; 3 compra de votos; 1 roubo; 1 homicídio; 1 desacato; 1 apreensão de material, 1 porte ilegal, 1 desobediência. Os casos ocorreram nos municípios de Santa Cruz, Macau, Natal, Touros, Serra do Mel, São José de Mipibu, Santana do Mato, Pureza, Poço Branco, Pendências, Maxaranguape, Caraúbas, Parnamirim, Jucurutu, Governador Dix-Sept Rosado, Pedro Velho, Mossoró, Venha Ver, Ceará Mirim, Santo Antônio, Baía Formosa e Canguaretama. 

Uma das prisões foi realizada contra um vereador, com identidade não revelada, em Caraúbas, Oeste potiguar, distante 298 quilômetros de Natal. O vereador foi flagrado com o montante de R$ 2,5 mil em espécie, em cédulas fracionadas no valor de R$ 50, além de material de propaganda no interior do veículo. A prisão ocorreu logo após o parlamentar abordar eleitores na via pública, em conduta considerada compra de votos. A irregularidade foi identificada no momento de uma ronda realizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) nas proximidades de sessões eleitorais da cidade.

Outro caso de grande repercussão durante este domingo foi a condução de uma mesária para a Polícia Federal por ela estar utilizando uma camisa com a frase “Ele Não”. A mesária estava atuando em uma escola de Natal, quando foi denunciada por volta das 13h50 e conduzida para a delegacia. Até o fechamento desta edição, o TRE não divulgou o resultado da audiência de custódia.
Forças de segurança deram apoio ao processo eleitoral
Forças de segurança deram apoio ao processo eleitoral

A segurança ficou sob responsabilidade do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O GGI é formado pela Polícia Militar, Civil, Itep, Guarda Municipal, Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, de forma interligada para garantir a segurança e a apuração rápida das ocorrências nesta eleição. Representantes de todas essas equipes trabalharam reunidos no Gabinete de Gestão Integrada, no Centro Administrativo. Segundo o Tenente Coronel Eduardo Franco, da PM-RN, o sistema permite a convergência de dados e ações, além do repasse em tempo real das informações relativas às eleições para o Tribunal Superior Eleitoral.

“Na avaliação da manhã, o pleito foi tranquilo. São mais de 60 zonas eleitoras, em 167 municípios. Tudo ocorreu dentro da maior e mais absoluta normalidade. Tivemos algumas ocorrências de boca de urna. Em Poço Branco, duas pessoas foram conduzidas à delegacia por prática de crime eleitoral. Recebemos algumas denúncias de transporte irregular de eleitores e de compra de votos.”, avaliou Eduardo Franco.

O Tenente Coronel ainda contou que foi usada uma estratégia para acompanhar a etapa de apuração. “Nós cobrimos os possíveis locais de aglomeração de pessoas pós eleição com um imageador aéreo.Foi um helicóptero de quase um milhão de dólares com tecnologia que me permite, por exemplo, ter uma noção real da quantidade de pessoas nos lugares, e até descobrir pessoas na mata escura por identificação de calor”, explica o policial militar. “O nosso sistema de segurança para a eleição é uma forma de trabalho amadurecida ao longo de vários pleitos. A única coisa de novidade é o aporte de tecnologia de informação (TI)”.

Um homem não identificado foi assassinado próximo a um local de votação durante a manhã deste domingo, 7. O caso ocorreu próximo à Escola Estadual 15 de Outubro, um dos locais de votação do conjunto Santarém, na zona Norte de Natal. A execução não teve ligação com a eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário