sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Sem total confiança na Copa do Nordeste, SBT volta ao futebol

Com interesse regional, emissora ainda não prevê transmissão para todo o país

Da redação com Folha de São Paulo
Por Alex SabinoSÃO PAULO

Houve um tempo em que o SBT quis entrar de cabeça no mercado de transmissão de eventos esportivos, mas a experiência não foi tão boa quanto o esperado. Nas palavras do dono do canal, Silvio Santos, era impossível disputar com a Globo.

Em 2018, a emissora voltou a apostar no futebol, mas com metas menos grandiosas e foco em torneios regionais. Em parceria com o Esporte interativo, o SBT transmitiu a Copa do Nordeste deste ano. Após a extinção do canal de TV fechada, em agosto, reafirmou sua intenção de manter o torneio na grade de programação de 2019.

O Esporte Interativo exibirá a competição no Facebook e promete liberar as imagens para portais de notícias ou outros sites que quiserem retransmitir os jogos.

"O SBT está atento a esse tipo de oportunidades. A Copa do Nordeste é um grande ativo. Foi sucesso em 2018 de audiência e na publicidade. O próximo passo é aparecer outra competição regional que nos interesse. Como a Copa Verde, por exemplo", disse Daniel Slaviero, gerente de afiliadas e vendas do SBT.

É um ativo, mas a direção da rede não acredita que valha a pena ser mostrado para todo o país. A emissora continuará a exibir o torneio só na região Nordeste em 2019.

Mudar essa prática exigiria uma reorganização da grade de programação. Com jogos às terças às 21h45 e aos sábados às 16h, o SBT teria de diminuir ou mudar o horário do Programa do Ratinho e do Programa Raul Gil.

Chegou a ser discutida a possibilidade de as finais deste ano, entre Sampaio Corrêa e Bahia, serem transmitidas para todos os estados, mas a ideia não vingou.

O jogo decisivo, disputado na Arena Fonte Nova, teve produção grandiosa, com preparação mais caprichada do que as finais da Copa do Brasil. Foi realizado até um show, do cantor Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, para o público de mais de 45 mil torcedores.

"Isso vai ser tratado mais adiante de acordo com a programação", afirma Slaviero, sobre a possibilidade de transmissão nacional em 2019. "A Copa do Nordeste é um torneio de apelo regional, não nacional. Deu audiência porque os torcedores de alguns times têm a chance de ver sua equipe na televisão."

De acordo com dados divulgados pela emissora, o torneio deste ano foi visto por 330 milhões de espectadores no Nordeste. Em Salvador, a rede alcançou a maior média de audiência, com 10,2 pontos no Ibope. Cada ponto representa 245.702 residências.

A escolha por eventos isolados, regionais ou que não despertam grande interesse de outras emissoras em TV aberta não é nova no SBT. 

Foi assim em 1977, quando a então TVS transmitiu o jogo de despedida de Pelé, Santos contra New York Cosmos. Sete anos depois, foi o único canal a ter o direito de mostrar a final da Eurocopa. 

Foi o SBT que mostrou a final do Brasileiro de 1987, entre Sport e Guarani.

Seria a decisão do módulo amarelo da Copa União (espécie de segunda divisão), mas por uma briga de Flamengo e Internacional, que se recusaram a disputar um quadrangular para definir as vagas para a Libertadores, a partida entre pernambucanos e paulistas se transformou no título nacional, confirmado apenas neste ano por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

A chance de transmitir a final de um torneio nacional caiu no colo do SBT, que não tinha uma equipe de esportes. Um dos repórteres escalados foi o comediante Roberto Theobaldo Marques.

A presença mais forte da rede no futebol foi nos anos 1990, quando teve os direitos de transmissão da Copa do Brasil, mas se manteve fiel à filosofia de exclusividade em torneios regionais ou que não chamavam a atenção dos concorrentes. O SBT mostrou de 1995 a 1997 as copas dos Campeões Mundiais, Mercosul e dos Campeões, além do Torneio Rio-São Paulo.

Na final da Copa do Brasil de 1995, entre Corinthians e Grêmio, obteve audiência de 54 pontos. Na época, foi a maior da história da emissora, só superada em 2001, com o último episódio da primeira edição da Casa dos Artistas.

Os números fizeram com que Silvio Santos tentasse entrar de vez no mercado. Seu canal transmitiu o Campeonato Paulista de 2003, mas ele logo desistiu da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário