terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Sisu: UFRN, Ufersa, IFRN e UERN usam sistema para selecionar alunos; veja editais

Inscrições pela plataforma começam nesta terça-feira (15) e vão até a sexta (18). Instituições de ensino superior do RN tem 13.627 vagas abertas.

Da redação
Por g1 RN


O prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada 2022 (Sisu) começa nesta terça-feira (15) e vai até a sexta (18) em todo o Brasil.

LEIA TAMBÉM:
No Rio Grande do Norte, quatro instituições de educação superior usam o sistema para o ingresso dos alunos nos cursos de graduação, através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021).

Ao todo, as instituições de ensino do estado estão oferecendo nessa primeira abertura do Sisu para o ano letivo deste ano 13.627 vagas em cursos de graduação. A consulta das oferta já está disponível na página do Sisu.

As instituições e quantidade de vagas são:
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)- 7.146 vagas
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) - 2.710 vagas
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) - 2.509 vagas
  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - 1.262 vagas
As instituições do RN publicaram os editais, veja abaixo como acessá-los:





Do total de vagas da UFRN, são 4.862 para ingresso no primeiro semestre e outras 2.284 para entrada no segundo semestre. Segundo a universidade, são 40 vagas a mais em comparação a 2021 através do Sisu, em virtude da criação do curso de Engenharia de Produção da Felcs (Currais Novos).

A UFRN se destacou como uma das instituições que mais abriram vagas pelo Sisu, neste ano, segundo o Ministério da Educação. O edital e o quadro de vagas da UFRN podem ser acessados por uma página especial.





Em edital lançado no fim de janeiro, o IFRN informou que serão 516 oportunidades para cursos de licenciatura, 619 para tecnologia e 136 para engenharia distribuídas em 16 campi do instituto.





O edital com cronograma e vagas também está disponível na página da Ufersa para o ingresso através do Sisu.





A Uern também disponibiliza na sua página o edital com critérios para ocupação das vagas iniciais dos cursos de graduação.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado pelo qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar desta edição do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Cronograma do Sisu
  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
  • Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário