quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Femurn diz que novos gestores terão 'triste legado'

Da redação
Fonte: Tribuna do Norte
Apesar de considerar positivo o aumento no financiamento previsto pelo novo Fundeb, o ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, José Leonardo Cassemiro de Araújo, 'Naldinho', afirmou que os novos gestores terão de lidar com um “triste legado" resultante do sub-financiamento para a área da Educação nos últimos anos. 

Naldinho afirmou que o país saiu de uma realidade na qual, 20 anos atrás, era possível dividir 60% dos recursos do Fundeb para financiar o corpo docente, e os 40% restantes para manutenção e investimentos em infraestrutura das escolas. Hoje, o cenário é outro. “Saímos de uma realidade que era maravilhosa para uma em que 100% dos recursos do Fundeb não são suficientes sequer para pagar os quadros de recursos humanos dos municípios", disse. 

Ele comentou que problemas históricos na infraestrutura das escolas nos municípios foram se agravando com a redução do percentual dos recursos que poderiam ser gastos em investimentos e melhorias. “Não será fácil para os nossos prefeitos e prefeitas cuidarem da Educação nos municípios. Há uma melhora gradativa, onde a cada 2 anos, teremos um aumento de 2%, então vão ser 13% de 2021 a 2026 mas, mesmo assim, ainda não é possível financiar a Educação Pública em nosso país", ressaltou. 

O aumento de 60% para 70% da porcentagem que deverá ser investida em docentes, por exemplo, foi considerada inócua pelo gestor, que afirmou que muitos dos municípios já superam em muito essa porcentagem de gasto com a folha de pessoal. “Aumentou para 70% a porcentagem que deve ser investida em docentes, mas a verdade é que já investimos 100%. Esse é um legado triste, que será absorvido pelos novos gestores, mas temos que contar com a esperança de dias melhores para o nosso país", lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário