quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Novo parque eólico com capacidade instalada de 206 MW começa a operar em São Miguel do Gostoso

Empreendimento com 49 aerogeradores teve investimentos de R$ 948 milhões e foi lançado nesta quarta-feira (20).

Da redação
Por g1 RN


Um novo parque eólico começou suas operações com 49 aerogeradores e capacidade instalada de produção de 206 MW de energia limpa nesta quarta-feira (20) no Rio Grande do Norte.

O parque Cumaru, da Enel Green Power fica localizado em São Miguel do Gostoso, no Litoral Norte potiguar e foi lançado em um evento. O complexo teve investimentos de R$ 948 milhões.

“A atual crise hídrica reforça a importância da diversificação da matriz energética no Brasil e as vantagens das fontes eólica e solar", disse Roberta Bonomi, diretora da empresa. Ela ainda considerou que o projeto amplia a "geração verde" no país e contribui "para um sistema cada vez mais seguro, em que a complementariedade das fontes beneficia toda a sociedade”


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou do lançamento e também destacou a produção de energia eólica - que o estado lidera nacionalmente - como alternativa à crise energética. O estado tem 5,8 GW de potência instalada, somente em energia eólica.

“A gente tem que celebrar investimentos como esse, porque cada vez mais torna-se imperativo, fundamental e imprescindível o investimento em novas fontes de energia: energia limpa, verde e renovável. E esse empreendimento vem se somar ao esforço global em prol de uma matriz energética mais sustentável", disse.

Segundo a empresa, o parque eólico Cumaru será capaz de gerar mais de 966 GWh por ano, "evitando a emissão de mais de 543 mil de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente".

A produção de energia do parque será integralmente fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais.

Além do parque no Rio Grande do Norte, a empresa está concluindo a construção de outros três parques eólicos e um parque solar no Nordeste e que somam cerca de 1,1 GW de capacidade instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário