quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Faleceu, hoje, (22) aos 49 anos, em Brasília-DF, o vereador pau-ferrense, 'Manoel Florêncio'

Faleceu na tarde desta quinta-feira, 22, em Brasília, vítima de um câncer no pâncreas, o vereador Manoel Augusto de Queiroz, do Democratas.

No dia 15 de julho de 2014, ‘Manoel Florêncio’, como era popularmente conhecido, entrou com um requerimento de licença para que pudesse iniciar o seu tratamento de saúde na capital do País.

Manoel Augusto nasceu no dia 01 de junho de 1965, em Pau dos Ferros. Ele era filho do segundo casamento de Pedro Florêncio de Queiroz e Maria Augusta de Queiroz.

O parlamentar era casado e pai de 04 filhos, dos quais duas adotivas. Ocupava o cargo de vereador desde o ano de 2004, sendo presidente da Casa Legislativa pau-ferrense no biênio 2009-2010.

Em janeiro de 2009, o Blog do Capote, que estende votos de pesar à família enlutada, escreveu um breve histórico sobre Manoel Florêncio. (AQUI e AQUI).

Ei-la:

A História política dele é antiga. Posto que, no período de 1982 a 1986, fora Assessor Parlamentar do seu tio, deputado federal Antônio Florêncio de Queiroz - que conseguira ser eleito por quatro legislaturas consecutivas: 1970-1986 -; ano em que se candidatou a vice-governador, numa chapa encabeçada pelo seu colega de bancada, João Faustino e, numa batalha hercúlea contra o “Plano Cruzado” do Governo Sarney, não conseguiram derrotar seu opositor, o peemedebista Geraldo José de Melo.

No que concerne ao seu nível de escolaridade, ele concluiu o ensino médio na Escola Estadual “31 de Março” e, em função das excelentes notas, ganhara uma bolsa para estagiar no Banco do Nordeste do Brasil S/A.

Por outro lado, seu irmão ANTÔNIO Augusto de Queiroz (“Toninho”) ficou lá em Brasília, formou-se em Jornalismo é Analista Político e um dos Diretores do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar-DIAP que, no último dia 19 de dezembro, completou 30 anos de relevantes serviços prestados ao Congresso Nacional e à Sociedade brasileira.

Em decorrência do seu tio, ex-deputado Antônio Florêncio, ser, também, à época, um bem-sucedido empresário do ramo de sal, ele, em 1987, estagiou na SALMAC lá no município de Mossoró.

Em seguida, no período de 1987 a 1995 fora Gerente-Geral do Supermercado Martins, localizado na “Terra da Resistência”.

Ainda em 1995, viera residir em Pau dos Ferros onde montou, em sociedade, uma oficina especializada em motocicletas que durou até o ano 2000.

Nesse intervalo, seu irmão, Francisco Augusto de Queiroz (“Xixico”), conseguira ser eleito para exercer um mandato eletivo na Câmara Municipal pau-ferrense, durante o biênio 1997-2000.

Daí, atendendo a um chamamento dos seus familiares e amigos, abraçou também - e de vez a idéia – e postulou uma vaga naquela Casa Legislativa (pelo PSDB) numa Chapa que tinha o deputado estadual, Getúlio Rêgo como cabeça e o ex-prefeito, Aliatá Chaves, na condição de vice.

O resultado não lhe fora satisfatório e ele obtivera, apenas, 297 sufrágios.

Em 2004 aconteceu sua primeira vitória ao Legislativo Pau-ferrense. Filiado ao PMDB, elegeu-se com 874 sufrágios. Em 2008, numa “briga de ‘cachorro grande”, foi cotado para seu o vice-prefeito na chapa majoritária encabeçada pelo então candidato à reeleição, Leonardo Rêgo. Ele abdicou em favor do atual gestor, Fabrício Torquato, e decidiu se candidatar, outra vez, ao cargo de vereador. Obteve 672 votos. Nesse mandado, ele presidiu a Casa Legislativa no biênio 2009-2010. No biênio seguinte, foi vice-presidente de Eraldo Alves.

P.S. Na sua última disputa, em 2012, conseguiu 747 votos. O mandato foi questionado na Justiça Eleitoral – num vai e vem – com o parlamentar Edgar Queiroz; ação que ainda está judicializada.

A vaga de Manoel Florêncio deverá ser ocupada, em definitivo, nesta legislatura, pelo vereador Eraldo Alves (DEM), que preenchia o espaço deixado pela edil, Marta Pontes (DEM), que pediu afastamento das funções para assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Cultura de Pau dos Ferros.

Com informações do Blog do Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário