terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sisu: Aprovados comemoram e matrículas serão feitas até o dia 3

Itaércio Porpino
Repórter

Foto:Facebook
Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) têm três dias (30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro) para efetuar a matrícula no curso escolhido. O candidato que não comparecer à instituição selecionadora na data prevista, perderá a vaga. Com 88.461 candidatos, o Rio Grande do Norte é o 12º estado com o maior número de inscritos na primeira edição de 2015 do SiSU, cujo resultado foi divulgado ontem de manhã pelo Ministério da Educação (MEC). 

Os inscritos superam em 89% o total de vagas oferecidas pelas quatro instituições públicas de ensino superior do Estado - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e Universidade Estadual do RN (UERN), que juntas disponibilizam 10.099 vagas. Segundo o MEC, o número de selecionados, por estado, será divulgado somente após o final do processo, no dia 6 de fevereiro. O resultado da primeira chamada do Sisu pode ser conferido online pelos candidatos à vaga na educação superior pública. 

Na UFRN, as datas e os horários de cadastramento dos aprovados variam de acordo com o campus e a graduação escolhida. Por exemplo, quem escolheu o curso de Pedagogia para o campus de Caicó deverá ir fazer seu cadastramento no dia 2 de fevereiro, à tarde. Já quem foi aprovado para o curso de Química no campus de Natal, deve fazê-lo na tarde do dia 30. A lista referente para cada curso consta do edital do SiSU disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação.
Em todo o país, foram registrados 2.791.334 inscritos e 5.431.904 inscrições (já que o candidato pode fazer até duas opções de curso). Os números superam os do ano passado - 2.559.987 inscritos e 4.988.206 inscrições. 

Durante coletiva para apresentar um balanço do Sisu, o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, destacou que a matriz da educação superior brasileira mostra uma concentração na área de administração e direito, entretanto a tendência é de mudança. “Nos últimos anos, houve uma maior diversificação, especialmente nos cursos de engenharia, porém a procura pelos cursos de administração e direito vem se mantendo grande”.

Em primeiro lugar entre os mais procurados nesta primeira edição do Sisu 2015, está o curso de Arquitetura e Urbanismo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Em seguida, vem Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguido por Engenharia Civil, também no IFSP, e Direito, na UFMG.

Quanto a faixa etária, os jovens com idade entre 18 e 24 anos são a maioria dos inscritos, representando 53% do total. Mas os candidatos com até 17 anos também correspondem a um percentual significativo – 22%. Já em relação ao gênero, as mulheres são maioria, representando 57% do todo.

Entre todos os estados, Minas Gerais teve o maior número de inscritos, com 327.601 alunos. Em seguida, vem São Paulo, com 306.956, e Rio de Janeiro, com 249.252. O Rio Grande do Norte é o 12º, com 88.461 alunos. As instituições de educação superior com o maior número de inscrições foram as universidades federais do Ceará (187.563 registros), de Minas Gerais (186.881) e de Pernambuco (177.235). Já os cursos com mais inscrições foram os de Administração (312.991), Direito (262.255), Pedagogia (249.348) e Medicina (237.267).

Cronograma
Os estudantes que não foram selecionados nesta primeira etapa devem ficar atentos ao cronograma. Desde ontem (26) eles já podem manifestar interesse no site para participar da lista de espera. O prazo termina em 6 de fevereiro.


Da Redação com Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário