sábado, 31 de janeiro de 2015

Governo estadual anuncia ações de enfrentamento à seca

Robinson Faria promete o funcionamento dos 1.700 poços já perfurados no RN, e que ainda não estão sendo utilizados.

Da redação,
Raynne Mainara e Demis Roussos
Governador reuniu equipe para apresentar ações de combate à seca que afeta o interior do Rio Grande do Norte.
Para discutir as ações de enfrentamento à seca que afeta o interior do estado, o governador Robinson Faria convocou uma reunião emergencial nesta sexta-feira (30), na sede da Governadora. 

Na pauta o colapso no abastecimento de água nos municípios. Para amenizar a situação, o governo anunciou uma medida emergencial, que frisa ser a médio e longo prazo. “Existem em todo o Estado 1.700 poços perfurados que ainda não entraram em funcionamento e vamos providenciar o mais rápido possível a instalação e equipagem desses poços", disse.

Sobre a possível suspensão da operação carro-pipa por parte do Exercito, o gestor garantiu o serviço. “Manteremos os convênios com carros-pipa”, pontuou o governador.

ROB-H1
A ameaça de suspensão da Operação Carro-Pipa no Rio Grande do Norte foi controlada após a articulação da senadora Fátima Bezerra (PT) junto ao Ministério da Integração que através do general Adriano Pereira reabriu o crédito para continuidade do programa. 

A Senadora diplomada, Fátima Bezerra também trabalhou para manter a operação em articulação com o prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) Francisco José Junior (PSD) junto ao Ministério da Integração, que confirmou a sequência dos serviços e informou que o efetuará o pagamento ao Exército na próxima semana e ainda anunciou a ampliação do Programa no estado.

No Rio Grande do Norte o decreto de situação de emergência é válido para 152 dos 167 municípios, sendo que oito estão em situação de colapso sem água. No que se refere ao abastecimento das cidades, 116 municípios - principalmente em áreas rurais - estão sendo abastecidos por mais de 500 carros-pipa.
ROB-HHHH
Outra medida destacada pelo governo foi a conclusão da Adutora do Alto Oeste, que de acordo com o secretário da Semarh, Mairton França, já poderá entrar em funcionamento parcialmente, até que sejam concluídos os 7% restantes de sua obra.

O governo também anunciou vai buscar recursos junto aos Ministérios das Cidades e da Integração para o enfrentamento à estiagem prolongada no interior do Rio Grande do Norte. Para isso, todos os órgãos envolvidos já estão com diagnósticos prontos sobre a situação da seca no Rio Grande do Norte para que sejam apresentados junto ao Governo Federal.

Uma campanha educativa de uso consciente da água, mas com foco nas áreas onde existe água: Natal e Grande Natal também está prevista.

Participaram da reunião os gestores e equipe técnica da Caern, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Instituto de Defesa de Inspeção Agropecurária do RN (Idiarn).

Igarn
Na reunião a recém empossada diretoria do Instituto de Gestão de Águas (IGARN) apresentou as medidas de competência do órgão para o planejamento de enfrentamento à seca, que consiste no controle e fiscalização de pontos e demandas de água. 

“Mostramos que intensificamos as vistorias nas áreas onde foi constatada escassez de água para saber o que pode ser feito no controle do desperdício e na busca por soluções visando equalizar o consumo”, explicou o diretor-presidente do órgão, Josivan Moreno Cardoso.

Ainda segundo o presidente, os técnicos do órgão já estão indo a campo e na próxima semana será possível constatar os primeiros resultados das áreas que apresentaram uso irregular da água.

Situação do RN
Estão em colapso as seguintes cidades: Antonio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, São Francisco do Oeste, São Miguel e Tenente Ananias (Regional de Pau dos Ferros) e Carnaúba dos Dantas (Regional de Caicó). 

Além delas, outras três cidades estão com abastecimento da Caern em caráter de rodízio de 24/48 horas, são elas: Acari, Caicó e Currais Novos.

no minuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário