terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Parabéns ÁGUA NOVA pelos seus 53 anos de Emancipação Política

Avanílson Designer e blog Água Nova Rumo ao Futuro parabenizam o querido município de Água Nova/RN pelos seus 53 anos de história.

Da redação

Água Nova é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta 411 km. Ocupa uma área de aproximadamente 51 km², e sua população no censo de 2010 era de 2.980 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, hoje tem uma população estimada de 3.235 habitantes em 2016 ,sendo então o 150º mais populoso do estado e o último de sua microrregião.

Água Nova foi emancipado de Riacho de Santana na década de 1960. A sua etimologia tem a ver com um bebedouro, que possuía muita água e de boa qualidade, o que provocou o surgimento de uma comunidade formada por várias fazendas e pequenas propriedades.

História

A história do atual município de Água Nova começou aquando da existência de um bebedouro, que possuía grande quantidade de água e de boa qualidade, localizava-se às margens do Riacho do Meio e atraiu os moradores que moravam nas redondezas. A partir daí, surgiu uma comunidade que começou a crescer lentamente, e que era formada por várias fazendas e pequenas propriedades. Essa era a comunidade de Água Nova, no princípio conhecida como Nossa Senhora de Fátima de Água Nova.

No século XX, mais especificamente em 1963, foi criado o distrito de Água Nova, pertencente ao município de Riacho de Santana (este último foi um distrito elevado à categoria de município em 1962, desmembrado de Pau dos Ferros). Em 27 de dezembro de 1963, o distrito de Água Nova foi elevado à categoria de município, apenas um ano e sete meses após a emancipação política de Riacho de Santana (10 de maio de 1962), e instalado oficialmente quase um ano depois (4 de dezembro de 1964).

*Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário