segunda-feira, 10 de maio de 2021

Covid-19: Novo decreto de enfrentamento à pandemia no RN será discutido hoje

Da redação
Fonte: Tribuna do Norte


O Governo do Rio Grande do Norte terá discussões com empresários e representantes do Poder Público, incluindo prefeituras, ao longo da tarde desta segunda-feira (10), em reuniões virtuais. Na pauta de discussões o conteúdo do novo decreto que vai tratar sobre as restrições de atividades com vistas ao enfrentamento à pandemia da covid-19. Até o momento, não há consenso sobre o que será definido como regra a partir da quarta-feira (12).

saiba mais

O decreto estadual em vigor, publicado no dia 23 de abril, teve como principal mudança a redução no toque de recolher e liberação para funcionamento de restaurantes aos domingos das 11h às 15h, além de aulas do 3º ano do ensino médio. Porém, houve a manutenção da regra sobre proibição do consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, o que desagradou o setor empresarial.

Por outro lado, a Prefeitura do Natal publicou decreto (que foi derrubado por decisão do STF) liberando a venda de bebidas alcoólicas, assim como acabou o toque de recolher integral aos domingos e liberou a volta às aulas na no sistema híbrido em todos os anos da rede privada. Agora, Municípios e Governo tentam um consenso.

Na semana passada, o secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia, disse que o momento da pandemia não permitia afrouxamento das restrições e que, ao contrário, deveria haver a ampliação das restrições. Por outro lado, o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, disse à Jovem Pan News Natal que o setor produtivo, principalmente o Turismo, não aguentaria mais tempo de restrição. O secretário, inclusive, criticou a suposta intransigência do Governo no debate sobre os decretos.

Já o setor produtivo tem cobrado insistentemente a liberação de atividades, principalmente o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes. Os representantes do setor também serão ouvidos nas discussões que ocorrerão ao longo do dia.

Até o momento, o Comitê Científico do Rio Grande do Norte não se pronunciou publicamente sobre qual será o encaminhamento ao Governo do Estado. No fim da manhã desta segunda-feira, o Rio Grande do Norte tinha ocupação de 93,4% dos leitos críticos de UTI Covid. Havia 28 pessoas na lista por leitos de UTI, com 26 vagas disponíveis às 11h25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário