segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Encontro em Brasília na segunda-feira (25) começa a definir futuro de aliança governista


Joana Lima
Governadora Rosalba Ciarlini quer dar tom administrativo ao encontro
Gerson de Castro/Da Redação Natal

O futuro da aliança governista começa a ser definido na próxima semana, principalmente no que diz respeito à relação entre o PMDB e o DEM. Na segunda-feira, a governadora Rosalba Ciarlini tem encontro marcado com lideranças e dirigentes que compõem a base aliada, fragilizada por uma sucessão de declarações, críticas e sinais de insatisfação, especialmente da parte peemedebista.

O encontro será na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e também presidente do Diretório Regional do PMDB. Dele participarão os senadores Garibaldi Filho e José Agripino, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, o deputado federal João Maia, presidente regional do PR, dentre outros.
De acordo com uma fonte governista, a governadora Rosalba Ciarlini viajará ainda na segunda-feira, em horário a ser definido, com o intuito de participar de um encontro que mostre a união da classe política do Estado em torno do presidente da Câmara, Henrique Alves. “Será uma manifestação de apoio entendendo que o deputado e agora presidente da Câmara pode ser muito importante para alavancar projetos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, assinala a fonte.

O jornalista Edilson Braga, que na segunda-feira será empossado secretário de Comunicação do Governo, em substituição a Paulo Araújo, confirmou a viagem da governadora e disse ter ouvido dela que na bagagem Rosalba Ciarlini levará para a reunião em Brasília projetos e matérias do interesse do Estado. Braga, no entanto, disse não ter ainda a confirmação destes projetos e matérias.

DISCUTINDO A RELAÇÃO
Se o governo tenta dar ao encontro um tom administrativo e político, o PMDB tem se preocupado em deixar claro que pretende discutir a relação. Em sucessivas entrevistas, o deputado Henrique Alves deixou claro que o PMDB está insatisfeito, que o governo está isolado politicamente e que a DR não passa apenas por aumento de espaços para peemedebistas na administração estadual. Segundo Alves, a aliança precisa ser rediscutida e o governo precisa se abrir, não só para mostrar suas dificuldades como para poder continuar recebendo apoio.

A palavra de Henrique Alves, a partir deste encontro de segunda-feira é aguardada pelo PMDB do Rio Grande do Norte como um sinalizador de como será a relação com o governo estadual e projetará o papel do partido na campanha sucessória de 2014.
Sinais de insatisfação estão por toda a parte: o PMDB já fez divulgar que se depender da orientação da Executiva Nacional, o partido terá, a exemplo das eleições de 2012, candidatos próprios na disputa pelos governos estaduais no ano que vem.

O nome mais lembrado é o ministro da Previdência e senador licenciado, Garibaldi Alves Filho. Mas já é o grande o movimento de lideranças jovens do PMDB para que o partido se prepare para lançar o nome do deputado Walter Alves, filho de Garibaldi. Um integrante da direção do PMDB Jovem recebeu orientação, dias atrás, para “frear” um pouco a campanha pró-Walter enquanto se aguarda um posicionamento dos líderes estaduais do partido. A mesma liderança jovem cuidou de divulgar que “em havendo o rompimento”, vai lançar Walter Alves como pré-candidato.

Depois da reunião da próxima segunda-feira, parlamentares, dirigentes do partido e suas lideranças jovens terão tempo de sobra para discutir estratégias e nomes. É que no próximo final de semana, peemedebistas de todo o País estarão juntos participando do encontro nacional do partido. De Natal, sairá um ônibus com a delegação jovem. Na viagem de volta, os jovens esperam poder trazer na bagagem a definição de que caminho o PMDB trilhará até às eleições de 2014.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário