quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fichas-sujas elegem parentes e controlam prefeituras


A edição de hoje da Folha de S. Paulo publica reportagem revelando que políticos fichas-sujas, que abandonaram as eleições 2012, elegeram familiares e agora estão atuando nas administrações dos parentes. Na verdade, são os prefeitos de fato.

A Folha apurou que em vários municípios os atuais prefeitos são apenas “laranjas”, conforme denuncia a oposição. Quem manda na Prefeitura são os fichas-sujas, que usaram apenas os parentes para mantém o poder.

Na lista dos prefeitos eleitos com a estrutura dos “padrinhos” estão parentes de toda ordem, como filhos, esposas, primos, sobrinhos.

Em cinco cidades citadas pela reportagem da Folha, os fichas-sujas foram nomeados para chefiar gabinetes ou secretarias. Em outras sete, dão expediente na prefeitura e colaboraram informalmente.

Nas eleições, em pelo menos 33 cidades, candidatos que corriam o risco de ser barrados pela Lei da Ficha Limpa desistiram em cima da hora e elegeram filhos, mulheres e outros familiares.

O Rio Grande do Norte não aparece na reportagem, porém, o estado tem número considerável de políticos barrados pela Leia da Ficha Limpa e que elegeram parentes. Hoje, estão em cargos estratégicos como se fossem os prefeitos.

Em Areia Branca, o ex-prefeito Bruno Filho abandonou a candidatura a uma semana das eleições e colocou a filha Luana (PMDB) em seu lugar. Deu certo, hoje Luana é a prefeita. 

Outros políticos potiguares com problemas na justiça tentaram a manobra, mas o eleitor não aceitou. Foi o caso do ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo (PMDB), que devido ter a ficha suja lançou o filho Bráulio Figueiredo (PMDB), sem sucesso. Ele foi derrotado pelo prefeito Fabrício Torquato (DEM).

Leia mais sobre o assunto no Blog do César Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário