sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Escola de Governo é inaugurada

A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou ontem à noite a sede própria da Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN). Criado oficialmente em julho de 2007, o órgão funcionava em uma sala localizada na secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), à qual é vinculado. Agora a EGRN está em um prédio construído no Centro Administrativo e leva o nome do cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. O investimento na construção e na aquisição de equipamentos foi superior a R$ 18 milhões e a expectativa, para este ano, é a de que cinco mil servidores sejam capacitados.
Júnior Santos
Rosalba Ciarlini destaca importância da escola para a melhoria dos serviços públicos prestados à população do Rio Grande do Norte

"Para nós é uma alegria imensa entregar aos servidores do Estado do Rio Grande do Norte uma Escola de Governo bem equipada e com um excelente quadro de professores para ministrar cursos de graduação, pós graduação, especializações e cursos à distância. Isso vai ajudar significativamente na melhoria dos serviços que prestamos aos potiguares. A homenagem a Dom Eugênio Sales, um dos maiores potiguares de todos os tempos, é outro motivo de orgulho", destacou a governadora, durante a solenidade de inauguração.

O secretário de Secretário de Administração e Recursos Humanos, Antônio Alber Nóbrega destacou que a Escola de Governo representa um passo importante na valorização dos nossos servidores e assegura uma estrutura permanente para aquisição de novos conhecimentos. "Estamos felizes pois daqui sairão excelentes servidores, cada vez mais capacitados e prontos para servir bem ao RN", disse Antônio Alber Nóbrega.

O prédio se destaca-se em meio às demais edificações que abrigam as outras secretarias estaduais. São 12 mil metros quadrados, sendo 5,6 mil de área construída. Foram mais de dois anos de obras para no local. O projeto leva a assinatura do arquiteto Carlos Ribeiro Dantas ficasse pronto. A EGRN tem o objetivo de promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público estadual, por meio de um programa permanente de capacitação. Segundo o secretário de Administração, essa capacitação gera uma elevação no nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público.

A diretora-geral da Escola, professora Tânia Leiros, comentou a inauguração da sede própria é a realização de um sonho. O prédio é dividido em dois blocos com dois pavimentos cada que contam com quatro salas de aula, dois laboratórios de informática, auditório para até mil pessoas, biblioteca com 7.800 exemplares, cozinha, copa, setor pedagógico e administrativo. 

A EGRN oferece cursos de graduação, pós-graduação e mestrado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, há capacitações oferecidas pela própria instituição que vão de cursos livres de extensão e cursos online a programas de estágio e concursos públicos. Na próxima semana, serão abertas as inscrições pra os cursos de inglês, espanhol e planejamento estratégico. 

A seleção é feita por intermédio de análises de currículo e, em alguns casos, há provas escritas. "Depende de cada edital que é lançado. A procura é grande quando lançamos as inscrições", afirmou a diretora de capacitação da Escola, Maria Salete Guerra.
Observatório da Copa

Além de abrigar salas de aula, auditório e salas de trabalho, o prédio da EGRN Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales será o endereço provisório para o espaço denominado "Observatório da Copa".

Enquanto o prédio definitivo não é construído, ao lado da Arena das Dunas, o observatório funcionará na sede da EGRN, no segundo andar do local. Segundo o titular da secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, o observatório vai abrigar equipamentos de segurança de ultima geração. "São mais de R$ 80 milhões em equipamentos importantes que vão ficar para o RN depois da Copa. Vamos construir um prédio específico para isso, mas enquanto não é construído, ficará na EGRN", disse.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário