quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Potencial eólico do RN atrai montante de R$ 6,9 bilhões em três anos

O grande potencial eólico do estado Rio Grande do Norte, aliado a busca de fontes de energia renováveis para diversificação da matriz energética nacional, vem atraindo investimentos desde 2010, num montante aproximado de R$ 6,9 bilhões, contando hoje o Estado com 12 parques eólicos em operação, num total de 421.356 kW instalados.

A Agência de Serviços Públicos do RN – ARSEP, por delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, através de Convênio de Cooperação, faz monitoramento das atividades e a fiscalização dos parques eólicos implantados e em instalação no Estado.

Em 2013, a ARSEP fiscalizou in-loco 46 empreendimentos, e encontram-se previstos para 2014 43 fiscalizações campo, além do monitoramento dos parques em instalação. No momento, Rio Grande do Norte possui hoje 111 parques em instalação, num total de 3.058.277 kW, além dos 24 parques, sem outorga, resultantes do Leilão realizado em 13/12/2013.

Desses parques em instalação, 32 encontram-se aptos a entrar em operação, dependendo da conclusão das obras de transmissão – obras executadas pela Chesf – a qual se interligam, estão previstas para conclusão no ano em curso. A importância da magnitude deste investimento torna-se de capital importância para o Estado, pois contribui para geração de empregos e renda. 

De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário