quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Remuneração: Governo do Estado deve pagar salários até sexta-feira

O Governo do Estado acena para o pagamento de todos os servidores públicos até o final do mês. Ontem, o secretário de Comunicação, Paulo Araújo, afirmou que o titular da pasta do Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues, faz as últimas contas para provavelmente anunciar o depósito nas contas de todos o funcionalismo. “Essa é a expectativa”, disse Paulo. Nos últimos meses, o Governo tem reprogramado a quitação da folha de pessoal sob o pretexto de que tem havido frustração nas receitas do Estado.

Há pelo menos quatro meses, uma parte dos servidores têm sido remunerada nos dias 10 de cada mês. O executivo enfatiza que não é possível pagar toda a folha porque a arrecadação se revelou aquém. Quando anunciou o atraso pela primeira vez, a governadora Rosalba Ciarlini se disse “surpresa” com as falhas constatadas na estimativa prevista para o FPE [Fundo de Participação dos Estados], uma das principais receitas, nos últimos seis meses do ano. 

O FPE é composto por Imposto de Renda (IR), além do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e havia uma perspectiva otimista a partir de setembro, uma vez que as restituições do IR, neste período, estavam concluídas. A governadora destacou, na ocasião, que mesmo diante das dificuldades priorizaria os vencimentos do funcionalismo, mesmo que não pudesse garantir o pagamento na data inicialmente prevista. “Estamos perseguindo essa regularização”, frisou, na ocasião, a chefe do executivo.

Os salários dos servidores custaram ao Executivo, em média, no último ano, R$ 297,8 milhões/mês. Com o cenário permanentemente adverso, o secretário do Planejamento e das Finanças reconhecera que a queda do FPE tem sido um fator a mais de alerta para a administração estadual.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário