sábado, 17 de novembro de 2018

Estado: Governadora debate sobras orçamentárias com TJ e MP


A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) confirmou, ontem, que a partir das 17 horas desta segunda-feira (19), vai se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Expedito Ferreira, a respeito da adequação e devolução das sobras orçamentárias dos Poderes. Antes, a senadora deverá se encontrar com o procurador-geral da Justiça, Eudo Leite, para discutir o mesmo assunto. “A expectativa nossa é de contar com a solidariedade dos Poderes constituídos no Rio Grande do Norte para que a gente possa fazer a repactuação necessária e juntos tirarmos o Estado da crise fiscal e financeira em que se encontra, até porque essa crise não é do Executivo, é do Estado”, afirmou a governadora eleita.
Governadora eleita, Fátima Bezerra deixa a Escola de Governo
Governadora eleita, Fátima Bezerra deixa a Escola de Governo

Fátima Bezerra esteve reunida com a sua equipe de transição na Escola de Governo (Centro Administrativo de Lagoa Nova), na tarde de ontem, e lembrou que essa mesma conversa já teve com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Gilberto Jales: “A Assembleia tem se mostrado extremamente aberta e tivemos no TCE uma conversa muito propositiva”, disse. 

Para a governadora eleita, a discussão sobre a devolução das sobras orçamentárias e do Orçamento de 2019 “vai no sentido de se ter um entendimento das medidas a serem adotadas para que as despesas caibam dentro das despesas”, pois o lema de sua futura gestão continua sendo, como afirmou durante a campanha eleitoral, “de expandir receitas e conter despesas sem aumento de impostos” para a população do RN.

A senadora disse ainda, que nesta quarta-feira (21), participa em Brasília da reunião dos governadores eleitos e reeleitos do Nordeste, quando será elaborada uma Carta para ser entregue ao futuro presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), com reiteração do pedido de audiência feito pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que no meio da semana participou do encontro de outros governadores eleitos com Bolsonaro e o futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes.

Na pauta do encontro de quarta-feira, segundo a governadora eleita, estão a questão previdenciária, a crise fiscal, a segurança pública e a PEC de prorrogação do Fundeb, cuja vigência termina em 2020 e da qual ela é a relatora no Senado da República, além das obras de transposição do São Francisco e a segurança hídrica.

Fátima Bezerra também confirmou o que já disse, no meio da semana o futuro senador Jean Paulo Prates, que é membro de sua equipe de transição, que no começo de dezembro deverá anunciar os primeiros nomes das pessoas que vão integrar o secretariado. “Evidente que até o o fim de dezembro estaremos com o time do primeiro escalão todo completo”, reforçou. A governadora eleita repetiu o que vinha dizendo na campanha, que o secretariado será composto de pessoas “com preparo e competência profissional, seriedade do ponto de vista da ética, perfil técnico, mas com sensibilidade social para a implementação de politicas publicas relacionadas às pastas que vão assumir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário