quinta-feira, 21 de julho de 2011

CAS mantém pena mínima e Cielo está liberado para Mundial e Londres-2012

Cesar Cielo treina em Xangai antes de receber a decisão do CAS sobre o doping

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Cesar Cielo está liberado para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos e os Jogos Olímpicos de Londres-2012. A rigorosa CAS (Corte Arbitral do Esporte) acatou nesta quinta-feira a pena mínima determinada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e apenas advertiu o nadador brasileiro flagrado em exame antidoping, negando o pedido feito pela Fina de suspensão por três meses. Após 21 dias de crise e silêncio, o campeão olímpico alcança um desfecho favorável.

Cielo e outros três nadadores testaram positivo para a furosemida, um diurético famoso por mascarar outras substâncias em exame realizado em maio no Troféu Maria Lenk. O resultado foi divulgado em 1º de julho junto com a advertência determinada pela CBDA. O caso foi levado à Fina (Federação Internacional de Natação), que não concordou com a decisão e acionou a CAS.

Nesta quinta-feira uma comissão da CAS formada pelo canadense Alan Sullivan, o suíço Olivier Carrard e o norte-americano Jeffrey Benz decidiu manter apenas as advertências a Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos, enquanto Vinícius Waked, reincidente, acabou sendo o único sancionado pelo órgão e recebeu a suspensão de um ano das competições.

A corte acelerou o processo a pedido de ambas as partes e encerrou o caso nesta quinta-feira. A decisão é em instância final na esfera esportiva. A única alternativa para barrar a sentença é recorrer ao Tribunal Federal Suíço, que pode apenas anular todo o julgamento ou manter sua validade – que não deve ocorrer.

No dia 1º de julho, os nadadores brasileiros Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked receberam apenas uma advertência após terem sido flagrados em exame antidoping com a substância Furosemida, um diurético. A alegação dos nadadores foi a contaminação em laboratório de suplementos de cafeína, justificativa aceita pela CBDA e agora também pela CAS, que negou o pedido da Fina por uma suspensão maior.

Como já havia sido suspenso por doping em fevereiro de 2010, Vinicius Waked acabou não tendo a mesma decisão dos outros nadadores e pela reincidência ficará um ano sem poder competir.

Antes da decisão da CAS, Cesar Cielo se mostrou tranquilo, exibiu sorrisos e treinou ao lado dos outros três brasileiros julgados por doping para a disputa do Mundial em Xangai, onde busca o bicampeonato dos 50 m e 100 m livre. Os nadadores ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Além do alivio, é uma
motivação a mais para a
garotada que já estava focada
para uma competição dificílima.
O dia inteiro foi muito
desgastante, o resultado dos
três nos satisfaz

Ricardo de Moura, supervisor técnico da CBDA,
em entrevista ao Sportv


PRINCIPAIS TRECHOS DA DECISÃO DA CAS

"No dia 7 de julho de 2011, a Federação Internacional de Natação (Fina) apelou da decisão da CBDA e pediu à CAS uma suspensão aos atletas (três meses para Cielo, Nicholas e Henrique, e um ano para Vinicius Waked)"

"O painel da CAS (...) decidiu não aceitar o apelo feito pela Fina contra Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa e confirmar a advertência aplicada pela CBDA. O painel mantém o apelo da Fina contra Vinicius Waked e o suspende por um ano pelo segundo resultado positivo no antidoping"

"Os atletas se defenderam alegando que a presença da furosemida foi causada por uma contaminação de um suplemento de cafeína que eles já usavam sob prescrição"

*UOL Esportes Aquáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário