Divulgação

Durante o fórum, que foi realizado no Rio Grande do Norte atendendo ao pedido do governo, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), os secretários estaduais de esporte debateram sobre possível alterações na regulamentação da lei 12.395, que mudou o texto da Lei Pelé. Além disso, os gestores também trataram sobre a preparação para a Copa do Mundo e o estatuto do fórum. "Foi uma oportunidade em que todos nós pudermos dar nossa contribuição para o desenvolvimento do esporte no Brasil e acredito que o evento foi um sucesso", disse o titular da Seel, Joacy Bastos.
A governadora Rosalba Ciarlini, que participou da abertura do fórum, também comemorou a possibilidade do estado em sediar o debate e explicou a intenção do Poder Público em interiorizar não só as práticas esportivas, como também as principais discussões sobre o esporte. "Por isso foi escolhida a praia da Pipa, que é um cenário ideal para a prática dos esportes de aventura e tem um dos maiores potenciais turísticos do Brasil", explicou Rosalba.
Sobre a preparação para os grandes eventos esportivos, o secretário-executivo do Ministério do Esporte disse que era importante que os estados brasileiros iniciassem a preparação. Waldemar de Souza citou como exemplo o próprio Rio Grande do Norte, que promoveu discussão sobre os megaeventos esportivos junto à comunidade esportiva e gestores, contando com a participação de palestrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do próprio Ministério do Esporte, e também realizou o Mundial de Basquete Master e um Meeting Internacional de Ginástica. "Queremos que todos os estados abracem uma modalidade e invistam nos centros de formação de atletas de alto rendimento. Queremos multiplicar as bases de detecção de larga escala de atletas de ponta e o Ministério do Esporte vai investir nisso", garantiu Waldemar de Souza.
O secretário-executivo também enalteceu a vocação esportiva do RN que recentemente teve atletas olímpicos no atletismo e na ginástica. Joacy Bastos, inclusive, informou que o estado ganhará um centro de treinamento de ginástica de ponta e acredita que o estado pode se tornar um centro de referência no país. "A confederação brasileira (de ginástica) garantiu que vai nos presentar com os equipamentos", disse o secretário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário