quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BC age conforme esperado e reduz Selic para 11%

Autoridade monetária justificou queda no juro com preocupação sobre cenário econômico global

Agência Brasil
Última reunião do Copom em 2011 teve decisão dentro do esperado

Eduardo Tavares

São Paulo – Na última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central (BC) agiu conforme o que já era esperado pelo mercado e cortou a taxa básica de juros em meio ponto percentual nesta quarta-feira.

Com a redução - a terceira consecutiva -, a Selic passou de 11,50% para 11% ao ano. Foi o oitavo encontro do BC sob o comando de Alexandre Tombini (veja abaixo infográfico com a evolução dos juros no governo Dilma).

As últimas decisões do BC têm sido motivadas principalmente pelo cenário econômico internacional. A autoridade monetária enxerga uma depressão na economia mundial forte o suficiente para permitir uma redução dos juros no país sem ameaçar o compromisso com a meta de inflação para 2012.

A ata do Copom, que traz detalhes sobre os motivos que levaram os diretores a optar pela queda da Selic, será divulgada na quinta-feira da semana que vem. O documento é analisado com lupa pelos economistas, que buscam pistas sobre os rumos da política monetária. A próxima reunião – a primeira de 2012– será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro.

Após o término do encontro, em Brasília, o Banco Central emitiu o seguinte comunicado: "O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012."



*EXAME.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário