segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ataques terroristas matam 173 no final de semana

Um final de semana sangrento no mundo protagonizado por terroristas. Depois do ataque num shopping do Quênia e do atentado num funeral no Iraque, homens-bombas entraram em ação neste domingo em mais uma matança de inocentes. Desta vez foi no Paquistão.

Segundo relato da polícia, um ataque suicida na cidade de Peshawar deixou ao menos 60 mortos e 120 feridos. As vítima participavam de um ato religioso numa igreja histórica da cidade. O ataque acontece no momento em que o governo paquistanês tenta fechar um acordo de paz com os simpatizantes do talebans naquele país.


De acordo com relato de autoridades ouvidas pela Associated Press, os explosivos foram detonados por homens-bomba quando centenas de fiéis terminavam as orações e se dirigiam para fora do local.

No Quênia, a polícia confirmou a morte de 59 pessoas, incluindo os terroristas, e estima em 175 o número de feridos. Em contato com a BBC, um comandante do grupo militante islâmico somali Al-Shabab assumiu a autoria do ataque. O grupo, que vem agindo desde 2011, já havia ameaçado atacar o shopping Westgate no ano passado. 

De acordo com a BBC, “os atiradores entraram no shopping por volta das 12h (5h de Brasília), atirando granadas e disparando com fuzis automáticos. Centenas de frequentadores do shopping conseguiram fugir do local, mas alguns ficaram presos do lado de dentro.”

Em Bagdá, capital do Iraque, um atentado durante um funeral matou 54 pessoas, segundo o último boletim da polícia local. Setenta ficaram feridos, muitos em estado grave. O atentado ao funeral ocorreu no bairro xiita de Sadr City. O terrorista conseguiu conduzir o carro até a tenda onde ocorria o funeral antes de detonar o carro e explodir-se em seguida.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário