quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mais de 14 mil estão na fila para testes de volante no RN

Felipe Galdino - repórter 

Mesmo com o mutirão que o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) promove de terça a sexta-feira à tarde, na sua sede em Cidade da Esperança, a fila de espera para a realização dos exames práticos de direção tem 14.206 pessoas. O dado vale para todo o Estado. Ainda que seja um número de assustar, o Detran o considera “dentro dos padrões” e garante que até dezembro a demanda estará sanada.

Magnus Nascimento
Diariamente, novos candidatos solicitam testes de direção. Detran garante que demanda reprimida estará sanada até dezembro

Um dado que chama a atenção é que 44% dos 14.206 que aguardam na fila – ou seja, 6.293 – são de pessoas que tentam por mais de uma vez passar no exame. Entre as cidades potiguares, Natal é quem concentra a maior parte de pessoas aguardando na fila: a capital potiguar tem 9.155 aprendizes prontos para a realização do teste, o que representa pouco mais de 64%. Desse total, 4.245 são candidatos a motoristas que tentam pela sua segunda, terceira ou mais vezes finalmente conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Uma dessas pessoas é a dona de casa Jerliane Araújo, 23, que ontem já ia para sua terceira tentativa. A jovem esperava sentada numa sala com pouca iluminação. Junto dela mais algumas dezenas de outros aprendizes. Apenas uma televisão e o abrir e fechar das portas traziam um pouco mais de luz ao recinto. Muitas reclamações de demora eram ouvidas. 

Jerliane já esperava há uma hora e acreditava que iria ainda ter de aguardar o mesmo período até ser chamada para finalmente assumir o volante de um carro e tentar de novo a obtenção do documento. Ela diz que a demora não se resume a isso. Cada tentativa lhe custou ao menos 20 dias de espera. “Depois da autoescola você tem de esperar 15 dias pra poder marcar o teste e mais cinco até fazê-lo. Sem contar as taxas que tem de pagar pelo teste. Então acho que é uma espera longa porque temos de fazer aulas pra não perder a prática e isso gasta mais dinheiro”, destacou a dona de casa. 

O site oficial do Detran indica que o reteste da Prova Prática de Direção Veicular custa R$ 27,00. Questionada sobre o motivo das suas reprovações, Jerliane não classificou a prova do Detran como difícil e nem culpou a sua autoescola por não capacitá-la direito. Ela disse apenas que o nervosismo é o seu pior inimigo quando entra no carro e é avaliada pelo perito do Detran. “É o nervosismo que acaba com a gente. A pressão é grande aí às vezes a gente acaba errando”, disse ela.

Quanto ao alto número de reprovados, a subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques, responsabiliza a falha na formação dos futuros condutores. Márcia diz que há centros de formação com aprovação beirando os 100%, mas outros que nem chegam à metade. Para se ter uma ideia, o setor de estatística do Detran mostra que atualmente o índice de reprovação é de cerca de 37%, muito próximo do registrado cinco meses atrás, quando era de 36,2%.


TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário