sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Polícia prende em Palmas tres caraubenses suspeitos de assaltos a bancos

Foto: Ana Cássia

Do T1 Notícias/Palmas

Cinco suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assalto a bancos estão presos na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A Operação Vila Rica foi deflagrada por volta das 6 horas desta sexta-feira, 27. Francisco Evanaldo Gomes, Régis Wagner Alves de Lima e Evanildo Pereira Cavalcante, são de Caraubas, no Rio Grande do Norte. Os três juntamente com Wagner Rodrigues e Antônio de Aparecido de Oliveira, foram presos mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva expedidos pelo juízo da Comarca de Vila Rica-MT, como membros do "Novo Cangaço".


De acordo com o delegado Evaldo de Oliveira Gomes, a relação da quadrilha tem cerca de 20 nomes e acredita-se que a maioria resida em Palmas. “A Polícia do Tocantins está no caso há 30 dias e há cerca de uma semana trabalha para efetuar as prisões. A maioria dos suspeitos é natural de Caraúbas- RN e reside em Palmas desde 2011. A parte mais difícil agora é descobrir porque eles escolheram Palmas para ser a sede da quadrilha”, afirmou.

A quadrilha é conhecida por assaltar numa modalidade denominada por eles como “novo cangaço”. Segundo o delegado, a denominação se deve a maneira como eles assaltam municípios de médio porte com grande movimentação financeira. “Eles chegam à cidade como os antigos cangaceiros que paravam tudo, roubavam e depois fugiam. No último caso, que foi um assalto em Vila Rica- MT, o chefe da quadrilha morreu em confronto com a polícia”, contou Evaldo de Oliveira.

Os cinco que já estão na DEIC foram encontrados residindo nas quadras 305 Norte, 103 Sul e Taquaralto. A Polícia acredita que a quadrilha tenha ligação com assaltos a bancos nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. 

A Polícia Civil continua em diligência em Palmas e com uma equipe da DEIC e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) em Paraíso do Tocantins. Evaldo de Oliveira afirmou ainda que a Operação Vila Rica conta com o Serviço de Inteligência da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) e da Polícia de Mato Grosso, Divisão de Roubo a Bancos do Pará e Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), além dos cinco presos já identificados, a Polícia Civil também conduziu a DEIC mais três homens, por suspeitas de que os mesmos também tenham algum grau de envolvimento com a quadrilha. Eles foram conduzidos à Delegacia por estarem junto aos cinco quando estes foram presos, mas não tem mandado de prisão contra eles. Os três estão sendo identificados pela PC, haja vista que no momento de suas prisões, apresentaram documentos falsos e não tiveram seus nomes divulgados. 

Ainda segundo a SSP, a Polícia Civil encontrou de posse dos suspeitos presos; duas pistolas calibre 40, dois revólveres calibre 38, um carregador para fuzil calibre 762, além de farta munição do mesmo calibre e, ainda R$ 70 mil em espécie. Também foram apreendidos um veículo Corola zero km, adquirido em Palmas na última quinta-feira, 27, e pago a vista, um Golf ano 2013, um Gol preto, modelo G6, um caminhão, um Honda Civic, um Pálio e um Siena.

T1 Notícias/Palmas/Jornal de Fato/ARF

Nenhum comentário:

Postar um comentário