sábado, 21 de setembro de 2013

Luís Gomes homenageia governadora por chegada da água

Ivanízio Ramos

Governadora Rosalba na Câmara Municipal de Luís Gomes
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu uma homenagem do prefeito de Luis Gomes, Francisco Tadeu Nunes, em sessão solene realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 19. Com a presença de todos os vereadores do município e com o plenário “Vereador Plínio Fernandes” lotado, a Chefe do Executivo Estadual se emocionou ao ouvir as palavras de agradecimento da população pela chegada da água na cidade.

“A governadora prometeu e cumpriu”, disse o prefeito, também emocionado. “Ela fez o possível para que os carros-pipa nunca parassem de subir a serra e matar nossa sede”.

A Governadora estava acompanhada do secretário de meio ambiente e recursos hídricos, Leonardo Rêgo, da secretária de trabalho e assistência social, Shirley Targino, do secretário de comunicação, Paulo Araújo, do deputado estadual Leonardo Rego e de diversos prefeitos e lideranças do Alto Oeste.

Considerado um dos municípios potiguares mais castigados pelos efeitos da seca que já dura dois anos, Luis Gomes ficou conhecida em todo Brasil por meio de uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, por ter passado um ano sem ver jorrar água nas torneiras das suas residências. “Foi muito constrangedor para a cidade”, lembrou o Prefeito. “Agora, é preciso que a televisão volte aqui e mostre também a solução do problema”.


O abastecimento de água da cidade, que vinha sendo feito com o auxílio de carros-pipa, está sendo regularizado ao poucos depois da chegada da adutora vinda de Pau dos Ferros. O Governo do Estado construiu uma estação elevatória na cidade vizinha de Major Sales para, de lá, a água chegar tanto em Luis Gomes quanto no município vizinho de Paraná.

O reestabelecimento do sistema de abastecimento de Luis Gomes faz parte do projeto de retomada da Adutora do Alto Oeste, parado em 2010, cujos investimentos já somam R$ 25 milhões. A obra, tão necessária para a região, vai levar água das barragens de Santa Cruz, em Apodi, e do açude de Pau dos Ferros para 25 municípios do Alto Oeste e será inaugurada em outubro. “Convidei a Presidenta Dilma Rousseff para estar presente neste momento tão importante para o Rio Grande do Norte”, anunciou a Governadora.

Rosalba também lembrou que já foram construídas 2.600 barragens submersas, mais de duas mil cisternas e que o Seguro-Safra já beneficia 50 mil pequenos agricultores nos quatro cantos do estado. “Estamos dotando o Rio Grande do Norte de obras estruturantes para o convívio com a seca. Mesmo que as chuvas sejam escassas nesses dois últimos anos, vamos estar preparados”.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário