segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Governo das mãos limpas é forte marca de Rosalba Ciarlini

César Santos

A médica pediatra Rosalba Ciarlini, quando assumiu a Prefeitura de Mossoró pela primeira vez, em janeiro de 1989, iniciando a sua carreira política, garantiu que a ética, a honestidade e a transparência seriam marcas de sua biografia de gestora pública. Para isso, a determinação de combater qualquer tipo de desvio do bem público.

E assim cumpriu nas três gestões como prefeita (1989/1992, 1997/2000 e 2001/2004). Os poucos casos de desvio de conduta de auxiliares foram enfrentados de forma clara e punidos exemplarmente.

Agora, como governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba mantém essa marca intocável. Com quase três anos de administração, não há uma nódua que possa comprometer a imagem de gestora honesta.

Pode ser dito, sem risco de errar, que Rosalba estabeleceu um novo modelo de o Estado ser governado sob o ponto de vista da moralidade.

Bem diferente do passado recente, quando governantes, seus parentes e amigos estavam frequentemente envolvidos em escândalos. Os oitos anos de Wilma de Faria (PSB) por (mau) exemplo, foram completamente contaminados por casos de corrupção.

Só para citar os mais famosos: “Foliaduto”, que fez escorregar pelo ralo dinheiro de carnavais fantasmas; “Hygia”, que engoliu os recursos da Saúde; “Foliatur”, que desviou recursos do Turismo; “Ouro Negro”, esquema criminoso que fez desaparecer divisas financeiras do Estado; “Ponte de Todos”, superfaturada em milhões de reais.

Todos esses casos viraram processos, sendo que o “Foliatur” acabou de ser julgado, com pena de prisão para os réus condenados.

Pois bem.

Era assim que o Rio Grande do Norte era governado, com o cofre escancarado para familiares e amigos do governo. Agora, mudou.

Reconheça-se. Finalmente, temos uma gestão de mãos limpas.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário