segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Candidata que teve apenas um voto assume vaga de vereadora na Câmara Municipal de Alexandria, RN

Ione Fortunato (MDB) era suplente do vereador Mazinho de Louro, que morreu dia 29 de junho.

Da redação com G1 RN
Por Rafael Barbosa, G1 RN

Uma mulher que teve apenas um voto nas eleições de 2016 assumiu o cargo de vereadora no município de Alexandria, Alto Oeste potiguar. Ione Fortunado (MDB) era suplente de Mazinho de Louro (MDB), que faleceu no dia 29 de junho. “Não esperava chegar a entrar na Câmara, agora vou representar o povo da zona rural”, declarou.

Ao G1, Ione disse que o único voto que recebeu foi de si mesma. “Votei para não ficar com zero voto, mas nem fiz campanha pra mim, fiz campanha para Mazinho”, conta.

Nas eleições de 2016, o MDB não fez coligação e os dois únicos candidatos do partido foram Mazinho e Ione. De acordo com dados do TRE, Mazinho de Louro (MDB) foi o vereador mais votado da cidade com 1.146 votos. Ione ficou como única suplente.

“Eu tive pouco voto, mas não foi porque não tinha gente pra votar. Minha família é muito grande, mas eu pedia voto para Mazinho, que era um grande amigo. Não esperava assumir a vaga, assim como também não esperava a morte dele”, afirma.

Mazinho morreu no dia 29 de junho, aos 45 anos, após complicações causadas pelo vírus H1N1. Moradora do Sítio Maniçoba, comunidade rural, e recepcionista no posto de saúde da cidade, Ione Fortunato deixou o emprego para virar vereadora. Terá seu primeiro dia de trabalho nesta terça-feira (14) e, na Câmara, quer “defender os direitos do povo”. Entretanto ainda não sabe se seguirá carreira na política: “O tempo dirá”.

Em 2016, o município e Alexandria tinha 10.683 eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. No último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a cidade tinha 13.827 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário