sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brasil luta por milésima medalha em Gualajara


Guadalajara (México) - Gazeta Press -

Começam hoje, às 20h (de Brasília), os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México. A cerimônia de abertura, realizada no Estádio Omnilife, onde também ocorrerão as disputas de futebol, marca o início da busca do Brasil para se firmar como potência continental, o que passa pela conquista da 1000ª medalha do País na competição e por superar a Argentina no número de ouros na história.

Na noite de hoje, a bandeira brasileira será carregada por Hugo Hoyama. O mesa-tenista, maior campeão pan-americano do País, será o porta-bandeira nacional na cerimônia de abertura no México. As disputas esportivas começam apenas na manhã de sábado, 15 de outubro, e vão até o dia 30 do mês. O Brasil chega a Guadalajara com 923 medalhas das outras 15 edições do Pan, com destaque para o Rio de Janeiro-2007, em que a delegação nacional superou o Canadá e ficou com a terceira colocação do quadro de medalhas, com 157.

Com a missão de se manter à frente dos canadenses e se aproximar de Cuba, segunda potência esportiva do continente, o País deve conquistar no México sua 1000ª, já que a última vez que subiu menos do que 77 vezes ao pódio foi em Indianápolis-1987. "Sempre tentamos fazer o melhor. O esporte na América Latina teve um crescimento muito grande. Além de Cuba e Brasil, não podemos esquecer que o México está em casa e participa de todas as provas, diferente do Brasil, Além da Argentina, Colômbia e Venezuela. Isso valoriza o esporte latino-americano", diz o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

A esperança do Brasil em deixar Guadalajara com um bom desempenho passa por nomes importantes do esporte mundial. Os campeões olímpicos Cesar Cielo e Maurren Maggi, a campeã mundial do salto com vara, Fabiana Murer, e o dono de seis medalhas de ouro do Pan do Rio-2007, Thiago Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário