Banco fez três seleções para cadastro de reserva no ano passado.
Validade terminaria neste mês; já foram chamados 7.323 aprovados.
Marta Cavallini
Do G1, em São Paulo
Caixa Econômica não prevê realização de novos
concursos em 2011 (Foto: Divulgação)
A Caixa Econômica Federal diz que irá prorrogar a validade dos concursos realizados em 2010. Os três editais, para formação de cadastro de reserva, foram lançados em março daquele ano. Dois deles eram para os cargos de técnico bancário - um em nível nacional e outro para o Rio de Janeiro e São Paulo. O terceiro concurso era de nível superior, para os cargos de advogado, arquiteto e engenheiro.
De acordo com a Caixa, até o momento, foram chamados 7.323 aprovados. A validade do concurso é de um ano e pode ser prorrogada por igual período. As seleções da Caixa expirariam neste mês. Nesta semana, o G1 recebeu diversos e-mails de internautas em busca de informações sobre a possível prorrogação, já que os concursos para cadastro de reserva não têm número de vagas definido, ou seja, os aprovados são chamados de acordo com a demanda.
Novos prazos
O concurso para técnico bancário em São Paulo e no Rio de Janeiro terá o prazo de validade prorrogado por mais um ano, a partir de 13 de junho. Já o de técnico bancário em nível nacional terá o prazo prolongado a partir de 28 de junho e, no caso do concurso para nível superior, a prorrogação será a partir de 29 de junho.
A Caixa informa que, até o momento, foram chamados a tomar posse 2.841 aprovados no concurso de técnico bancário para SP e RJ, 4.306 no caso do técnico bancário em âmbito nacional e 176 para os cargos de advogado, arquiteto e engenheiro.
Os três concursos receberam o total de 760.953 inscrições. As seleções para técnico bancário tiveram 700,2 mil inscritos - 248.688 para São Paulo e Rio de Janeiro e 451.523 para nível nacional. Para os cargos de nível superior, o concurso recebeu o total de 60.742 inscrições.
Sem previsão de novo concurso
A Caixa informou que não tem previsão de realizar concursos neste ano. O banco afirma que, por se tratar de empresa pública, possui o limite do quadro de pessoal determinado por órgãos controladores externos e, portanto, depende de autorização para aumento do número de empregados. “Quando isso ocorre, as vagas são distribuídas de acordo com as necessidades estratégicas da empresa, sendo providas por candidatos aprovados em concursos públicos externos realizados pela Caixa que se encontrem vigentes”, informou a assessoria de imprensa.
A CEF afirma que admite aprovados tendo em vista ainda a necessidade de preenchimento de vagas decorrentes de desligamentos por motivo de rescisão contratual, aposentadoria e falecimentos. “Como a convocação dos candidatos decorre do aumento do quadro de pessoal ou, ainda, da reposição de empregados desligados, o banco não tem como prever quantas vagas devem surgir até o prazo final de validade do concurso, nem em quais localidades haverá maior chance de se chamar mais candidatos”, informa.
*G1 Concursos e Empregos
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