segunda-feira, 18 de março de 2013

América vence ABC e segue na ponta da tabela

A série invicta do treinador Roberto Fernandes no clássico contra o ABC aumentou. Em sete clássicos realizados desde que assumiu o comando do alvirrubro, já são seis vitória e um empate. Ontem frente a um alvinegro que vem passando por uma grave crise financeira e que acarretou no protesto do jogadores, que não se concentraram antes do jogo, o que se viu foi um confronto bem disputado e com cada clube dominando uma parte da partida. Mas um gol de Netinho aos 16 minutos da etapa inicial, foi o detalhe que definiu o placar e deixou o América colado no ASSU na liderança da Copa RN (fase de ida do segundo turno do Estadual). A derrota praticamente afastou o rival da luta por uma vaga na final da competição.


O clima de paz que pairou no estádio Nazarenão, se espalhou para dentro de campo, onde apesar da necessidade da vitória de ambos os clubes, América e ABC realizaram uma partida bem disputada, com lances fortes apenas na disputa pela bola. E com as equipes preocupadas em apenas jogar futebol, quem ganhou foi o público que viu uma partida movimentada no primeiro tempo.

Como em semana de clássico, os blefes são utilizadas como arma, o treinador Roberto Fernandes que havia descartado a utilização de Netinho, alegando que o jogador estava longe de sua forma ideal, mentiu e lançou o meio-campista para auxiliar Cascata na armação de jogadas. A iniciativa deu certo, o alvirrubro ao privilegiar o setor de armação levou uma imensa vantagem sobre o ABC, que ao entrar com três homens de marcação e apostar apenas no talento de Júnior Xuxa para municiar seus dois atacante: Rodrigo Silva e Jheimy, não foi feliz na montagem da equipe. Bem marcado, Xuxa quase não conseguiu produzir e o resultado foi que ainda na etapa inicial, Paulo Porto teve de buscar corrigir o equivoco colocando Vanderlei no lugar de Bileu.

O resultado dessa opção errada, foi que o alvinegro praticamente não ameaçou o gol defendido por Dida, que foi exigido apenas aos 42 minutos nim chute cruzado do lateral Thiaguinho. No restante das investidas, as bolas eram facilmente cortadas pela linha defensiva americana. Por outro lado, além de demonstrar eficiência na marcação, o América foi mais insinuante no ataque, rondou com mais perigo a área alvinegra e embora não tenha obrigado Lopes a trabalhar tanto, teve três oportunidades boas e ainda um lance duvidoso na área, numa trombada de Hamilton em cima do lateral-esquerda Bruno, que o árbitro Leandro Pedro Vuaden optou por não marcar o pênalti.

Antes de chegar ao gol, o alvirrubro havia tido uma excelente oportunidade com Tiago Adan, que recebeu um belo passe de Fabinho, mas cabeceou fraco e em cima de Lopes. Aos 16 minutos, numa falta na lateral da área sobre Fabinho, Netinho - a surpresa de Fernandes - balançou a rede. O camisa 11 que tinha tudo para cruzar a bola, preferiu chutar direto, surpreendendo o goleiro do ABC que na tentativa de salva caiu com a bola dentro do gol. Logo depois Netinho quase amplia, recebeu bom passe de Cascata, chutou e acertou a trave.

A modificação realizada por Paulo Porto só começou a surtir efeito no segundo tempo, quando Roberto Fernandes foi obrigado a modificar o esquema de jogo do América para adequar a marcação aos três homens de frente do adversário recuando Daniel para atuar na linha de zaga. As ações dentro de campo passaram a ficar mais equilibradas e o alvinegro a rondar com mais perigo a área alvirrubra, aos 8 minutos, quase Rodrigo Silva empatou o jogo, ao desviar de cabeça um escanteio cobrado por Júnior Xuxa e ver a bola explodir no travessão. Mais recuado o América passou a apostar nos contra-ataques, nas vezes que chegou a assustar, os defensores abecedistas conseguiram livrar o perigo.

O ABC continuou atuando mais adiantado, e numa bela jogada, Hamilton chegou na linha de fundo, cruzou, Jheimy tentou desviar de letra, errou e desperdiçou uma excelente oportunidade, para desespero do pequeno grupo de torcedores abecedistas no Nazarenão. Depois Dida apareceu bem defendendo um chute de Vanderlei. O tempo passava, o empate não saia e os jogadores americanos tratavam de se agarrar a vantagem mínima, mas que estava valendo a disputa pela liderança da Copa RN. Vanderlei arriscou de longe aos 45 e Dida fez outra boa defesa e na tentativa de não correr riscos desnecessários, o alvirrubro praticamente abdicou do ataque e se contentava apenas em passar a maior parte do tempo com a bola dominada.

Ficha

América 1
ABC 0
América: Dida, Norberto, Índio, Edson Rocha e Bruno (Alemão); Ricardo Baiano, Daniel, Fabinho e Netinho (Taiberson); Tiago Adan (Alysson) e Cascata. Técnico: Roberto Fernandes.
ABC: Lopes, Thiaguinho (Jean Carioca), Flávio Boaventura, Vinícius e Alexandre; Hamilton, Edson, Bileu (Vanderlei) e Júnior Xuxa (Walter Minhoca); Rodrigo Silva e Jheimy. Técnico: Paulo Porto.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Gols: Netinho/AME (16'/1ºT)
Renda: R$ 29.130,00
Público: 2.709 pagantes
Estádio: Nazarenão

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário