quinta-feira, 28 de março de 2013

Depois de 514 dias Luis Gomes volta a ter água nas torneiras

Carla Albuquerque / Da Redação

O problema da escassez de água a cada dia vem se tornando uma triste realidade em milhares de municípios da região nordeste do Brasil. Registrando uma das piores estiagens dos últimos anos a cidade de Luis Gomes completou 514 dias sem água.

O município vem sendo abastecido desde então por carros- pipa por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Ministério da Integração Nacional, através do Exército Brasileiro.

A cidade de Luís Gomes foi uma das primeiras do Rio Grande do Norte a decretar estado de emergência em decorrência da estiagem.

Na manhã desta quarta- feira (27) a situação mudou. O abastecimento de água no município volta a ser restabelecido e a população já tem água nas torneiras, mesmo que isto seja em fase de teste.

De acordo com Francisco morais, morador de Luis Gomes, a cidade que possue 10 mil habitantes foi dividida em duas partes. Uma parte da cidade já está sendo abastecida e a outra parte será abastecida no final da tarde.

O abastecimento de Luis Gomes é feito pela Segunda Etapa do Sistema Adutor do Alto Oeste, com água da barragem de Pau dos Ferros, que, por sua vez, está com apenas 13% de sua capacidade total. O Alto Oeste estará à beira de um colapso no abastecimento de água.
 
Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário