terça-feira, 12 de março de 2013

Dia de conclave começa cedo para cardeais brasileiros em Roma

Patrícia Araújo
Do UOL, na Cidade do Vaticano
Praça de São Pedro - Vaticano


O dia que marca o início do conclave que irá escolher o sucessor de Bento 16 começou cedo para três dos cardeais brasileiros que participam do grupo de 115 eleitores do novo sumo pontíficie.

ESCOLHA DO NOVO PAPA

  • Veja todos os passos do conclave
  • Número de católicos no mundo
  • Glossário da Igreja Católico
  • Duração dos últimos conclaves
  • Papas da ficção
Desde às 7h (3h horário de Brasília), as malas de dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom Raymundo Damasceno já haviam sido colocadas na porta de entrada do Colégio Pio Brasileiro.

Os cardeais ficaram instalados na instituição, situada a cerca de 3 km do Vaticano, desde que chegaram à Roma. Por volta das 7h50 (3h50 em Brasília), desta terça-feira (12), os três deixaram o colégio. 

Antes de sair, o motorista oficial do trio, padre Antonio Hofmeister, contou que o único pedido feito pelos sacerdotes foi de que redobrasse a atenção para que nada acontecesse "neste dia tão importante". Ele também chegou a comentar que, pelo tamanho das malas dos cardeais, não espera um conclave muito demorado. 

Os três cardeais seguiram em direção à Casa Santa Marta, local onde ficarão hospedados durante o conclave, junto com o restante dos eleitores. Os outros dois sacerdotes brasileiros que participam da votação não estavam hospedados no Colégio Pio Brasileiro. Dom Cláudio Hummes ficou instalado em uma instituição franciscana e dom João Braz de Avis mora em Roma.

Às 10h (6h horário de Brasília), está previsto o início na Basílica de São Pedro da missa "Pro Enigendo Romano Pontificie", que abre os trabalhos dos cardeias. A cerimônia será presidida pelo italiano Angelo Sodano, decado do Colégio Cardinalício. Por volta das 15h45 (11h45 em Brasília), os cardeias seguem para o Palácio Apostólico, e às 16h30 (12h30 em Brasília), partem em procissão até a Capela Cistina.


Após os sacerdotes realizarem o juramento, a capela é fechada e tem início o conclave. A previsão, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, é de que hoje ocorra apenas uma votação.


Caso não haja consenso de dois terços dos cardeais sobre o nome do novo papa, as cédulas de votação são queimadas em estufa e sairá uma fumaça preta da chaminé sobre a Capela Cistina. Do contrário, se o novo papa for escolhido, a fumaça será branca.
Colégio Pio Brasileiro

A instituição situada a oeste do Vaticano funciona como uma espécie de hotel para sacerdotes. Atualmente, o colégio abriga cerca de cem estudantes que cursam mestrado e doutorado em faculdades ligadas ao Vaticano. A maior parte deles é de brasileiros, mas há também estudantes de outros países da América Latina.
Ampliar


Conclave para escolha do novo papa124 fotos

3 / 124
12.mar.2013 - Os 115 cardeais que vão eleger o novo papa participam da missa "Pro Pontífice eligendo", na basílica de São Pedro, no Vaticano, antes do início do conclaveMichael Kappeler/EFE
Ampliar


Últimas palavras de Bento 16 como papa27 fotos

26 / 27
28.fev.2013 - Papa Bento 16 acena a fiéis ao chegar na sacada da residência pontifícia de Castel Gandolfo, perto de Roma. O papa disse ser "apenas um peregrino", ao discursar da varanda da residência, local que será seu lar pelos próximos dois mesesLeia mais Vincenzo Pinto/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário