domingo, 31 de março de 2013

Chuvas causam estragos na região do Cariri

ACIMA DE 100MM

Precipitações de 130 milímetros acarretaram transtornos para moradores de cidades da região


Juazeiro do Norte A região do Cariri mais uma vez registrou a maior quantidade de precipitações no Estado do Ceará nesta Semana Santa. Os 130 e 100 milímetros verificados nos municípios do Crato e Juazeiro do Norte, respectivamente, causaram danos em vários pontos destas cidades. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), choveu em 16 municípios da região Sul do Estado, entre as 7 horas da última sexta-feira (29) e 7 horas deste sábado (30).


Parte da ponte metálica sobre o riacho, entre os bairros Vila Fátima e Timbaúbas, desabou com as chuvas durante a madrugada, impedindo praticamente, logo cedo, tráfego de veículos. O asfalto ameaça ceder na área Foto: Elizângela Santos


Em Juazeiro do Norte e Crato, a forte chuva deixou casas alagadas, ruas interditadas e trânsito prejudicado em alguns trechos. No Crato, uma casa desabou na Rua Cícero Araripe, no bairro Pimenta, por volta das 4 horas. O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local, para a retirada da família. Não houve vítimas, mas parte do telhado da sala desabou e a casa está ameaçada de cair.

Também em Juazeiro do Norte, foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade, como no bairro Triângulo, Vila Fátima, Vila Carité e nas Timbaúbas. Parte de uma ponte metálica, na Avenida Virgílio Távora, desabou e o asfaltamento na área alagada ameaça romper. Caso isso ocorra, a via ficará totalmente interditada. Na Avenida Carlos Cruz, próximo à via férrea, os moradores precisaram romper parte de uma ponte, para a água não invadir as casas.

Registros
Na cidade de Lavras da Mangabeira, a quantidade de chuva registrada foi de 52,8mm. Também houve precipitações em Cedro (35,9mm), Granjeiro (32,2mm), Caririaçu (31mm), Ipaumirim (30,2mm), Missão Velha (25mm), Santana do Cariri (22,2mm), Várzea Alegre (20,4mm), Farias Brito (14mm), Aurora (13mm), Barro (3,2mm), Brejo Santo (2,4mm), Jati (1,4mm) e Mauriti (1mm).

A Funceme, ainda, registrou chuva em outros 42 municípios nas demais regiões do Estado. De acordo com o órgão, a previsão para as próximas 24 horas é de tempo nublado com possibilidade de chuvas em todo o Ceará.

"Em virtude da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) o céu permanecerá parcialmente nublado a claro com chuva em todas as regiões do Estado", informa a Funceme.

ELIZÂNGELA SANTOS/ILO SANTIAGO
REPÓRTERES
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário