quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Encanto: Implantação da Salta-Z no Encanto é garantia de água potável

Da redação
Com informações da SECOM ENCANTO

Oferta hídrica de qualidade para consumo é o que o Executivo de Encanto, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), proporcionará a dezenas de famílias da comunidade Carnaubinha, mediante a instalação de um sistema inovador na região.

Os encaminhamentos voltados à concretização da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z) foram definidos nesta terça-feira, 31, por secretários, coordenadores e moradores na presença da bióloga Anadélia Câmara no município.

Ficou acertado que, nas próximas semanas, a prefeitura irá mobilizar equipes na promoção de ações educativas em saúde ambiental e construirá uma torre de quatro metros (suporte da caixa d’água de 5 mil litros a ser recebida pela gestão), na localidade.

Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Saúde e Educação estarão trabalhando de forma conjunta nesse projeto, o qual clarifica e filtra águas superficiais, bem como remove ferro e manganês de fontes subterrâneas. Benefício que contemplará 41 grupos familiares encantenses, já a partir do mês de outubro.

Funcionamento e manutenção do sistema

As etapas de tratamento abrangem: chegada da água por meio de uma adutora de recalque, mistura de dosador coagulante (clarificação), mistura de cloro granulado (desinfecção), filtragem, chafariz, dreno e retenção de sedimentos.

Um corpo técnico constituído pelo ente municipal estará responsável pelo mecanismo, desde a sua fase inicial até as interlocuções com a Funasa, ainda incluindo o apoio permanente à comunidade. Competindo ao órgão parceiro a capacitação prévia de dois operadores, estes dotados de noções de hidráulica e elétrica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário