quarta-feira, 24 de julho de 2013

Multidão aguarda papa Francisco em Aparecida debaixo de chuva

Da Agência Brasil

Aparecida (SP) - Milhares de pessoas passaram a noite sem dormir em Aparecida, no interior paulista, à espera do papa Francisco que chega na manhã de hoje (24) à cidade para celebrar missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na segunda visita ao local, a primeira na condição de pontífice. Nem a chuva forte que cai neste momento em Aparecida afasta os fiéis que aguardam o papa Francisco.

Às 4h30, não havia mais vaga nos estacionamentos. A entrada de carros e ônibus foi controlada para que a quantidade ficassem em pouco mais de 2 mil.

O movimento de romeiros começou a aumentar às 21h de ontem (23), quando já era muito grande o número de peregrinos na fila para pegar a senha de acesso ao interior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A distribuição de senhas começou às 5h.

Mesmo sob o frio e a chuva que duraram toda a madrugada, fiéis de várias idades entre os quais muitos idosos permaneceram na fila. Alguns improvisaram barracas com plásticos outros vieram prevenidos com barracas de acampamento, capa de chuva, casacos, forros e até cobertores enrolados no corpo.

Além dos fiéis na fila, uma multidão já ocupa a praça em frente à basílica para acompanhar a chegada do santo padre e a cerimônia por meio de telões. Pela programação oficial, o pontífice deveria chegar às 9h30, mas pode haver um atraso de meia hora em razão da mudança no esquema da viagem do Rio até Aparecida.

O santo padre viria de helicóptero, mas com o tempo chuvoso os organizadores decidiram usar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com desembarque previsto na cidade vizinha, em São José dos Campos, de onde o trajeto poderá ser finalizado de helicóptero ou de carro. Vai depender das condições do tempo.

A missa deve ser celebrada às 10h30 e, ao término, o papa Francisco irá até a Tribuna Bento XVI, que fica na parte de fora da basílica, para dar a bênção aos devotos. Às 12h30, ele deixa o Santuário Nacional em direção ao Seminário Bom Jesus, percorrendo as ruas da cidade no papamóvel.

Às 15h30, ele retorna à basílica de papamóvel, encerrando a visita por volta das 16h. Esta é a terceira visita de um papa a Aparecida. João Paulo II esteve neste local, em 1980 e Bento XVI, em 2007. Nesse mesmo ano, o cardeal Jorge Mário Bergoglio, hoje papa Francisco, participou em Aparecida da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana.

Chuva forte ocorreu por volta das 7h, em Aparecida. Milhares de pessoas vindas de todo o país e algumas do exterior, entre elas, muitos idosos, estão desde ontem na cidade à espera do papa Francisco.

O comportamento despojado do papa, inspirado na ordem franciscana, cativou os fiéis, segundo o padre Roni dos Reis, auxiliar de imprensa do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Ele lembrou que João Paulo II tinha forte carisma, já Bento XVI era um pouco mais retraído e o atual pontífice vai marcando a sua trajetória no Vaticano como reformador de atitudes.

"Esse jeito simples e voltado para os pobres e as modificações que ele tem feito com quebra de protocolos tem cativado muitos fiéis. O povo vê que não são só palavras, mas atitudes. É essa maneira latino-americana de ser que ele leva para a instituição do papado", disse o religioso.

O selo

Correios farão o lançamento de um selo em homenagem ao papa Francisco. O selo traz, em primeiro plano, a imagem do papa no gesto de emissão de bênção, tendo, ao fundo, a representação da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor

Agência Brasil/Jornal de Fato/ARF

Nenhum comentário:

Postar um comentário