Felipão orienta seus atletas na vitória do Palmeiras sobre o Santos neste domingo
Renan Prates
Em Santos (SP)
O técnico Luiz Felipe Scolari foi contratado pelo Palmeiras com status de ‘salvador da pátria’, de alguém que iria fazer o clube alviverde acabar com o jejum de títulos (último foi em 2008). Após um ano irregular em 2010, Felipão enfim vê seu trabalho dar resultado nesta temporada e é o principal responsável pela boa campanha da equipe.
O Palmeiras é disparado o grande paulista com melhor campanha em 2011. Em 20 jogos, o time alviverde obteve 14 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, o que dá um alto aproveitamento de 78,3% somando Paulistão e Copa do Brasil.
O time alviverde começou a temporada em janeiro como a ‘quarta força’ do Paulistão, devido ao elenco pouco badalado em contraste com os jogadores rivais (Santos com Neymar e Ganso, Corinthians com Ronaldo e Roberto Carlos e São Paulo com Rivaldo e Lucas). Mas agora em abril, próximo do fim da primeira fase, o Palmeiras é quem dá as cartas ao liderar o certame com 38 pontos.
Nem tudo, porém, foram flores para o treinador. Felipão chegou em julho de 2010 e pegou o Palmeiras na sétima colocação do Brasileirão. No final do ano, o clube terminou em décimo, também pelo fato de que na reta final passou a apostar as suas fichas na Copa Sul-Americana, competição na qual foi eliminado de forma vexatória para o Goiás na semifinal.
Desde que voltou a comandar o Palmeiras, Felipão sofreu com dois problemas: a crise política ‘eterna’ que vive o clube e a falta de recursos para contratar reforços, principalmente o centroavante de área que ele tanto pede publicamente.
VITOR BIRNER FALA SOBRE FELIPÃO
Uma vitória palestrina de garra,
trabalho coletivo e do grande Luiz Felipe Scolari!
Sem dinheiro para contratar, Felipão fez várias apostas baratas, como o meio-campo João Vitor, o zagueiro Thiago Heleno e o lateral-direito Cicinho, além de dar moral para os garotos da base palmeirense. Contratou a psicóloga Regina Brandão para cuidar da cabeça dos jogadores e treinou exaustivamente tática e fundamentos.
A estratégia do treinador deu certo. O Palmeiras 2011 é bem montado taticamente. Se não cria muitas chances, aproveita as poucas que tem. Se não tem tantos craques, vê em nomes como Kleber a solução para os seus problemas. Se não ataca tanto, não deixa o adversário atacar (não a toa é a melhor defesa do Paulistão).
Mas apesar do bom momento, Felipão é cauteloso ao falar da sua equipe. “O Palmeiras faz o feijão com arroz com tranquilidade. É uma equipe bem equilibrada”, elogiou o treinador de forma moderada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário