sábado, 12 de novembro de 2011

Folha gigante vai produzir gelo no deserto do Saara

Instalação artística com função científica, a SunGlacier é projeto do holandês Ap Verheggen e irá absorver a umidade do ar para transformá-la em gelo

Gabriela Ruic

Projeto doholandês Ap Verheggen, folha gigante vai funcionar como máquina de gelo em pleno deserto e será alimentada pela energia do sol

São Paulo – Uma folha gigante capaz de produzir gelo no lugar mais quente e árido do planeta, o deserto do Saara. Conceito? Sim, mas em vias de se tornar realidade graças a um projeto do artista plástico holandês Ap Verheggen e da Cofely, empresa especializada em refrigeradores.

A SunGlacier tem como objetivo, além da produção de gelo em pleno deserto, representar que muito já pode ser feito ao aplicar soluções tecnológicas no combate, ou ao menos na minimização, dos efeitos do aquecimento global. A estrutura de metal em forma de folha será de cerca de 200 metros quadrados e vai ser revestida com painéis solares. Os painéis vão gerar energia para alimentar os condensadores, responsáveis pela absorção da umidade do ar e a sua transformação em gelo.

A eficácia do projeto poderia ter sido colocada em xeque simplesmente pelo fato de que a umidade relativa do ar em regiões áridas, tal qual um deserto, é muito baixa e tornaria a absorção de vapor de água do ar uma tarefa mais difícil. Mas isso é o que o senso-comum dos cientistas amadores prevê.

Testes conduzidos pela equipe liderada pelo artista estão comprovando o contrário e trazem boas notícias. A equipe simulou as condições climáticas da cidade egípcia de Aswan, cuja umidade relativa do ar é, em média, 22%, e observou que, mesmo em um ambiente seco e quente é possível recolher vapor de água da atmosfera. O resultado positivo dos testes comprova o futuro promissor do método estudado pela equipe.

O SunGlacier é spin-off do “cool(E)motion”, a primeira ação do artista com o objetivo de conectar a questão do aquecimento global a arte. Em 2009, duas esculturas foram montadas em um na baía de Uummannaq Island, Groelândia a fim de monitorar o trajeto da massa de gelo ao redor da maior ilha do planeta. As peças de arte foram equipadas com GPS e tudo pode ser observado na internet por espectadores em todo o mundo.

Teoricamente, um iceberg “sobrevive” cerca de três anos à deriva na costa do território. Na prática, entretanto, o que se observou é que o aumento da temperatura da água dos oceanos é uma realidade: a massa de gelo monitorada derreteu por completo em apenas dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário