sábado, 12 de novembro de 2011

Natalenses festejam Nossa Senhora da Apresentação

A comunidade católica de Natal começou a comemorar, ontem, a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação, que tem como santificado o dia 21 de novembro. Fiéis como a senhora Aurice Dantas sempre participam das festividades, mas este ano tem uma importância maior para ela, que é o agradecimento pela cura de um câncer de colo de útero, em estágio avançado.

Aldair Dantas
Fiéis da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, iniciaram ontem festejos com cortejo pelas ruas da Cidade Alta

Dona Aurice Dantas disse que fez apenas uma cirurgia, "não fez tratamento químico ou radioterápico", mas que o médico disse que ela estava curada, depois de feita uma biópsia.



Missa e cortejo até a pedra do rosário da abertura da festa da padroeira de Natal 11/11/2011

Ela credita a cura à Nossa Senhora da Apresentação, de quem é seguidora fervorosa. Chorando, dona Aurice informou que pediu uma imagem quebrada ao pároco da Catedral Metropolitana, padre Aerton Sales, e depois de restaurá-la, peregrinou com a imagem por várias casas da paróquia no centro da cidade, "para que outras pessoas pudessem ter a mesma experiência que ela teve com Nossa Senhora da Apresentação".

Este ano faz 258 anos que a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada boiando no Rio Potengi e levado para a paróquia por pescadores. O tema da festa este ano é : "Com Maria e José, a Igreja de Natal transborda Jesus".

De acordo com padre Aerton Sales, o tema é inspirado nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. "Transbordar Jesus significa estar em estado permanente de missão", lembra.

Já, a primeira parte do tema - "Com Maria e José" - faz referência ao fato de a imagem de São José ser entronizada na Catedral. "Desde 28 de agosto, a imagem de São José, que foi um presente de um devoto, peregrinou pelas paróquias do interior. No dia 11, ela veio, em carreata, de São José de Mipibu para a Catedral, onde permanece até o fim da festa.

Depois do dia 21 de novembro, segundo o padre Sales, a imagem de São José sairá em peregrinação pelas paróquias da capital, e, no dia 30 de dezembro, dia da Sagrada Família, ela retornará à Catedral, "quando será definitivamente entronizada".

Além disso, padre Sales explica que, como ocorre a dez anos, a coordenação da Festa de Nossa Senhora da Apresentação publica a Revista Rosário do Potengi.

Em 2011, a Revista traz a programação completa da festa; o roteiro da novena e da missa solene; os cânticos das missas; uma explicação sobre o cartaz e o tema da festa; artigos sobre a Ação Evangelizadora da Igreja, sobre o pastoreio de Dom Matias, sobre a paróquia da Catedral;, e sobre o Hospital Infantil Varela Santiago, e uma matéria sobre o Projeto 'Paróquia na Praça', da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.

A Revista pode ser adquirida na Livraria "Rosário do Potengi", no pátio da Catedral, ao preço de R$ 5 reais.

Na abertura da festa, ontem à tarde, ocorreram missa na Catedral Metropolitana, o segundo Rosário, carreata de São José de Mipibu para a Catedral e a procissão, da Pedra do Rosário, passando pela antiga Catedral, até à Catedral. No começo da noite houve hasteamento de bandeiras e missa.

Feriado do dia 15 de novembro altera horário do comércio

Na próxima terça-feira, Dia da Proclamação da República (15), o comércio funcionará em horário diferenciado. No Alecrim e na Cidade, as lojas abrem às 9h e fecham às 15h. Riachuelo e Lojas Americanas fecham às 16h, C&A fecha às 18h. Na zona Norte, as lojas fecham às 12h. As grandes redes de supermercados, por sua vez, permanecem abertas no feriado.

As praças de alimentação da maioria dos shoppings abrem as 11h e fecham às 22h na próxima terça-feira - com exceção do Via Direta que abre as 11h. As lojas abrem em horário diferenciado. No Midway, abrem às 12h. No Natal Shopping e no Shopping Via Direta, as 14h. No Norte Shopping e no Praia Shopping, as 15h. Todas fecham às 21h. A exceção mais uma vez é o Via Direta que fecha às 20h.

Os bancos, os órgãos municipais e os estaduais fecham no feriado. Todos, porém, funcionam normalmente na segunda. A Superintendência Regional do Trabalho é um dos poucos órgãos que não abrirá na segunda. O feriado do dia 28 de outubro foi transferido para a próxima segunda. Por isso, o atendimento só volta na quarta. No Ministério Público do Rio Grande do Norte, não haverá expediente no feriado. No Tribunal de Justiça do RN, uma equipe ficará de plantão. Para reforçar o policiamento nas rodovias neste feriado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará a 'Operação Proclamação da República 2011".

Nenhum comentário:

Postar um comentário