terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mais de 3.500 pessoas desistem do Vestibular 2012

O segundo dia do vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi considerado tranquilo pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), responsável pela organização e aplicação das provas. Até ontem, de acordo com a presidenta da instituição, Magda Maria Pinheiro de Melo, cerca de 3.507 candidatos haviam sido eliminados do certame. O número corresponde a 11,63% do total de inscritos, que foi de quase 31 mil candidatos. A maioria das eliminações ocorreu por abstenção ou atrasos. "O segundo dia de provas foi bastante tranquilo. Nenhum candidato foi eliminado durante as provas desta terça-feira (ontem). Além disso, ninguém compareceu à Comperve para registrar alguma reclamação em relação ao certame. Até mesmo os professores estão elogiando o nível das questões", comentou Magda Maria Pinheiro de Melo.

Emanuel Amaral
Estudantes chegaram cedo para o segundo dia de provas


No primeiro dia do vestibular, domingo passado, um estudante foi eliminado durante a aplicação das provas após ser flagrado pelos fiscais consultando material distribuído pelos cursinhos preparatórios dentro do banheiro. "O aluno estava com um papel com informações relativas às provas e foi pego colando por um dos nossos fiscais. Infelizmente, foi eliminado", comentou Magda Maria.

Além da eliminação pela famosa "cola", outros candidatos chegaram atrasados ontem e ficaram impossibilitados de dar continuidade ao certame. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), pelo menos três chegaram após o fechamento dos portões.

Em comum, os vestibulandos enfrentaram o congestionamento de veículos na ponte de Igapó no início da manhã de ontem. Consequentemente, atrasaram em pelo menos mais um ano, o sonhado ingresso numa universidade federal. Danilo Fagno, 24 anos, foi um deles. Ele desceu do ônibus exatamente às 7h59min. Retirou as sandálias e correu cerca de 150 metros. Mas não deu tempo. Por um minuto, ficou fora da disputa por uma vaga no curso de fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "O engarrafamento na ponte me atrasou e acabei perdendo", relatou enquanto se recuperava da decepção.

Diferente dele, as candidatas Maressa Xavier e Flávia Amanda chegaram cedo ao local de provas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Sobre o primeiro dia de provas, Maressa afirmou que estavam boas. Reclamou, porém, da prova de inglês. "Estava meio burocrática", descreveu. Já Flávia, estava receosa em relação à prova objetiva de geografia. Ao lado dos pais, Maressa dizia que estava tranquila em relação ao vestibular. "Eu acompanho minha filha em todas as ocasiões. A gente sofre mais que eles num momento como este", relatou Sidney Xavier, mãe de Maressa.

Emanuel Amaral
Danilo Fagno não conseguiu chegar a tempo e está fora da disputa


Na fila, enquanto os portões não eram abertos, os candidatos davam a última lida nos cadernos de questões montados pelos cursinhos preparatórios. Alguns deles, porém, se concentravam em silêncio. Lado a lado, Abdias Leal e Maria Júlia Reis nem desconfiavam que são concorrentes. Eles disputam uma vaga no curso de medicina. "Estou tranquila, confiante. Estudei para isso", descreveu Maria Júlia. Com um pouco mais de experiência e graduado em fisioterapia, o paraibano Abdias dizia que este é o quinto vestibular para medicina. "Não vou desistir até realizar meu sonho", afirmou.

Hoje, quase 27 mil candidatos farão as provas discursivas das áreas nas quais se inscreveram. A presidenta da Comperve alerta para que os candidatos saiam de casa cedo para não enfrentarem engarrafamentos e correrem o risco de serem eliminados no último dia do certame.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário