quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Número de fuzis apreendidos na Rocinha e Vidigal chega a 73

Quantidade de denúncias sobre esconderijos aumentou.
Mais de 20 mil munições foram encontradas.


Do G1 RJ

O número de fuzis apreendidos em três dias de ocupação das forças policiais na Rocinha e Vidigal, na Zona Sul do Rio, chegou a 73 no fim da tarde desta terça-feira (15). De acordo com a Secretaria de Segurança, no balanço oficial divulgado nesta quarta, o alto número de apreensões revela o "forte poderio militar e econômico que os traficantes da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu deixaram enterrados ou escondidos em diferentes pontos das três comunidades."

E mostram uma nova realidade, segundo a secretaria: "com a segurança gerada pela presença das forças de Pacificação, as comunidades sentem-se mais seguras para denunciar e estão ajudando decididamente a polícia a encontrar os esconderijos de drogas, armas e várias outras peças apreendidas."

O Disque-Denúncia já recebeu, só nesta terça-feira (15), feriado da Proclemação da República, mais de 60 ligações com informações sobre armas, drogas e traficantes da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.

Além dos fuzis, foram apreendidoas também: mais de 350 quilos de drogas (maconha, cocaína, pasta de cocaína, crack e esctasy), 23 mil munições, 129 armas de fogo – incluindo os 73 fuzis –, 148 explosivos (bombas caseiras, granadas e rojões), 510 carregadores, quase 150 motos roubadas ou irregulares, cerca de 20 mil mídias piratas (CDs e DVDs), 51 cartões de crédito e 100 cartões para clonagem, 62 máquinas de caça-níqueis e 47 rádios transmissores. Três centrais de “gatonet” (TV a cabo clandestina) foram desativadas.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) descobriu três esconderijos de armas e um laboratório de refino a partir de denúncias da comunidade.

De acordo com a secretaria, a Operação Choque de Paz continuará nos próximos dias, sem data definida para acabar, com policiais civis e militares continuando a “varredura” das três comunidades, a partir de investigação e também com base nas denúncias recebidas.

Aumento no número de denúncias
A Secretaria de Segurança Pública identificou um aumento no número de ligações desde o último dia 9, quando a Polícia Federal prendeu no Rio policiais que escoltavam traficantes numa tentativa de fuga da Rocinha, que estava prestes a ser ocupada pela polícia. Junto com os policiais foram presos os traficantes conhecidos como Coelho e Peixe. Poucas horas depois, o traficante Nem, apontado como chefe da Rocinha, foi encontrado no porta-malas de um carro.

Daquela data até esta terça-feira (15) já foram recebidas 635 ligações com informações. Até as 18h desta terça, eram 67 denúncias.

De acordo com o Disque-Denúncias, o dia em que houve mais telefonemas foi no domingo (13), dia da ocupação, quando foram recebidas 194 ligações.

A Secretaria de Segurança informou que nas três semanas anteriores ao domingo (13), a média de ligações diárias durante um domingo ou segunda-feira sobre Rocinha e Vidigal era de apenas quatro por dia.

Segundo a secretaria, "as denúncias da população da Rocinha e do Vidigal têm sido de grande ajuda para as Polícias Militar e Civil na busca de depósitos de armas e drogas escondidos nessas duas comunidades."

Além do Disque-Denúncia (2253-1177), quem quiser dar informações pode ligar para o 190 da Polícia Militar e para o Gabinete da Chefe de Polícia Civil, no telefone 2332-9915.



RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário