sexta-feira, 1 de setembro de 2023

MPF promove visita institucional à Penitenciária Federal de Mossoró (RN)

Comitiva do órgão ministerial conheceu instalações e vivenciou rotina da unidade

Da redação
Por Ascom PRRN


Na última sexta-feira (25), o Ministério Público Federal (MPF) deu mais um passo para aprofundar o entendimento do sistema prisional, ao realizar visita institucional à Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Acompanhada pelo procurador da República Aécio Mares Tarouco, uma comitiva composta por agentes de Polícia Institucional, servidores e estagiários conheceu as instalações da unidade, com o objetivo de compreender, em detalhes, o funcionamento e o impacto social das operações prisionais.

Conduzida pelo diretor da Penitenciária Federal, Humberto Glaydson Fontinelle, a visita institucional foi marcada por uma palestra sobre o histórico do sistema prisional federal, bem como sobre sua função social e ressocializadora. “O encontro também proporcionou debates sobre a importância deste sistema prisional em sua excelência, na consecução das assistências e na custódia dos internos. Foram momentos proveitosos e, espero, marcantes para todos que participaram”, ressaltou Fontinelle.

Acompanhando a comitiva do MPF, o diretor proporcionou uma exploração completa das instalações, abrangendo desde aspectos administrativos até questões de segurança e custódia. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina da unidade e dos presos, assim como as diferentes formas de assistência oferecidas, como apoio material, de saúde, jurídico, educacional, social e religioso.

Uma das vivências significativas por que passaram os visitantes foi experimentar refeição idêntica à fornecida aos presos, o que proporcionou, aos participantes, uma compreensão direta das condições de vida na instituição. “A visita proporcionou um aprendizado prático crucial, oferecendo uma perspectiva realista do sistema prisional federal e enriquecendo nossa compreensão sobre as complexidades envolvidas”, destacou o estagiário Rodrigo Vale.


Nenhum comentário:

Postar um comentário